Acompanhei ao vivo pela internet (salve a banda larga) a divulgação dos indicados à 75ª edição do Oscar, e apesar da já esperada (por alguns críticos) ausência de Cidade de Deus entre os indicados para Melhor Filme em Língua Estrangeira, não há como negar que havia uma pontinha de esperança, uma pena.
Os destaques que eu dou vão para a Julianne Moore que concorre para ambas as categorias de Melhor Atriz, para a inesperada (ele não estava inscrito), mas bem vinda, indicação do filme Fale com Ela do Pedro Almodóvar nas categorias Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. Agora me explique como é que um filme concorre para estas duas categorias e não é indicado para melhor filme?
Vou torcer para A Era do Gelo porque além de ser o melhor longa de animação disparado, ainda foi dirigido por um brasileiro o Carlos Saldanha. Torcerei também para Star Wars: Episódio II na única categoria que concorre Efeitos Especiais apesar de achar que não leva porque As Duas Torres deve receber este prêmio.
Ahh e eu ia esquecendo de comentar, a disputa para melhor ator só tem fera, vai ser complicado escolher um favorito, apesar da minha intuição me dizer que o Daniel Day-Lewis vai ganhar.
Para um filme concorrer a melhor filme estrangeiro este precisa ser indicado pelo "ministério da cultura" do seu país e, ao que parece, os espanhóis resolveram indicar um outro filme lá. Pode ter sido para ajudar a divulgar esse filme - já que o Almodóvar não precisa mais de divulgação - ou pode ter sido mero jogo político. Agora… Ice Age? Putz, achei fraquésimo. Nem comprei o DVD. Aliás nenhum dos filmes indicados a melhor animação me empolgou. Só que se eu já vinha deixando o Oscar pra lá todo ano agora, sem Cidade de Deus, é que eu vou ignorar mesmo.
Hehehehe .. acho que o Jack merece vencer .. mas como ele jah "ganhou muito" o daniel eh o mais cotado mesmo … E ainda to puto com a ausencia de cidade de deus .. \<