Após um longo tempo sem ir ao cinema, vendo filmes apenas em casa, fomos assistir Demolidor – O Homem Sem Medo no Multiplex do Tacaruna. A dificuldade em assistir na tela grande não é apenas financeira (eita ingresso caro da peste), mas a logística de conseguir babás para dois filhos agora é bem maior.
O outro filme que assistimos neste fim de semana (esse na TV) foi o vencedor do Oscar 2003 de Melhor Filme, o musical Chicago que me fez concordar com o Pablo Villaça do Cinema em Cena quando ele questiona como é que O Pianista segundo a Academia tem o Melhor Diretor, o Melhor Roteiro Adaptado e o Melhor Ator mas não é o Melhor Filme? Acho que só a dona Miramax pode explicar. Mas vamos então aos meus comentários e estrelas (1 a 5) sobre as duas películas:
Demolidor – O Homem Sem Medo ::
Eu sou suspeito para analisar este filme pois se você é uma pessoa atenta e já visitou o canal Quem Sou Eu? deste site notou que o primeiro personagem que aparece na minha lista de Best Comics é justamente o Homem sem Medo. Eu gostei, a caracterização dos personagens, a ambientação dark e a visão “especial” são perfeitas, na verdade a única crítica negativa que eu posso tecer é mesmo em relação ao roteiro. Li em algum lugar que eles quiseram condensar 20 anos da cronologia das HQ do personagem em apenas 2 horas de projeção, eu concordo, talvez se eles tivessem feito um roteiro mais enxuto fosse melhor. Acho legal ver as pessoas ficarem meio chocadas com a violência e com a justiça no nível olho-por-olho vista no filme, o Rubens Edwald Filho na sua crítica reclamou dessa moral distorcida. Ora, ora mas se o personagem é assim nos quadrinhos seria uma heresia mudar pra agradar os críticos mais sensíveis.
Chicago ::
Você deve estar pensando, pô Marcelo só duas estrelas? É tudo bem, pode ser um pouco de má vontade minha, mas eu já não sou muito fã de musicais, principalmente esses que são adaptações de montagens da Brodway, e pra completar esse exagero de dizer que o filme é maravilhoso aumentaram meu nível de exigência. Para simplificar eu diria que Chicago tem o mesmo roteiro do Curta de Animação (também premiado) The ChubbChubbs! em todos dois o personagem principal sonha em ser um astro do showbiz e no final ambos conseguem de uma forma ou de outra chegar lá. ops contei o final!
Não estou com a mínima vontade de assistir esse filme, agora que sei o final… piorou…
Poxa, Marcelo, que maldade! Olha, eu adorei “The ChubbChubbs!” mas não dá pra comparar. Já ouvi algumas críticas negativas sobre “Chicago” mesmo tendo sido o favorito e o queridinho pela maioria das pessoas(assim como eu):oP e de fato concordo com alguns dos pontos negativos. Mas sou suspeita porque adoro musicais e achei o filme delicioso. Saboreei cada cena.