Faz um tempinho que não coloco aqui alguma coisa sobre Matheus, a última vez foi no dia seguinte à festa de aniversário dele, mas neste fim de semana eu parei para refletir um pouco sobre o seu momento atual, pois criança cresce muito rápido, e às vezes a gente deixa de curtir cada fase, ele está agora naquela de perguntar “Porque?” para absolutamente tudo que vê. É muito interessante quando as crianças descobrem essas perguntas mágicas, que fazem os adultos saciarem a sede de conhecimento deles, meu sobrinho Wilson (7 anos) descobriu agora uma mais complexa “Como assim?”. Mas de volta aos porquês de Matheus, podemos dizer que ele é bem insistente quando quer saber alguma coisa, e não importa qual a resposta, ela vem sempre seguida de outro “Porque papai?”, mas se o papai tá ocupado, dirigindo por exemplo, ele redireciona a carga pra mamãe Érika, na verdade o que ele quer é ver até onde vai o nosso poder de respondê-lo, até onde essas duas enciclopédias amorosas que cuidam dele podem alimentá-lo de novidades. Mas eu já descobri que existe uma forma de fazê-lo parar de perguntar, basta dizer que não sabe e perguntar se ele pode me explicar, ai ele toma aquele ar de inteligente e explica pacientemente pro pobre-papai-ignorante, isso porém nem sempre funciona.
Muita gente não tem paciência com a criança nessa fase (inclusive eu às vezes perco a minha) mas ela é fundamental para não limitarmos a vontade de aprender, de descobrir, de pesquisar, a curiosidade é a grande fonte da evolução, então tenhamos paciência com nossos pequenos, para que eles tenham sempre prazer em perguntar e aprender.
Para terminar, vou contar outra dele que aconteceu ontem, eu vi que na caixinha de bombons da festa que fomos no sábado tinha um Sonho de Valsa, logo o guloso aqui quis confiscar, mas antes perguntei se ele me dava. Ele não deu. Eu sai resmungando. Ele então chegou pra mim com uma bala que ele não gostava e me ofereceu dizendo: “Tome papai, esse aqui é muito gostoso!”.
Kakakakaakakakakaka. Esse Garoto vai ser um diploamata. hehehehe "A diplomacia é a arte de dizer: 'Cachorrinho lindo' Até que se ache uma pedra." hehehehehe
Smart boy!!! :]