Risco zero, lucros altos!

Aqui no Brasil o melhor negócio que existe é ter um banco, o risco é praticamente nulo pois o Banco Central sempre ajuda aquelas instituições que estão com dificuldade (vide caso do Banco Marka) e ainda autoriza o livre estabelecimento de tarifas para todo e qualquer serviço promovido pelo banco. Os banqueiros então demitem funcionários, diminuindo os custos e por outro lado cobram mais tarifas pelos serviços eletrônicos, aumentando o faturamento, o resultado desta conta não precisa ser especialista para dizer, redução de custos mais crescimento de receita, significa uma coisa só: LUCRO

Curiosamente estas instituições pagam um imposto de renda muito baixo quando analisado proporcionalmente ao seus ganhos. É difícil entender, ou melhor aceitar, por que o Governo é tão complacente com estes empresários que lucram fábulas tanto em época de inflação quanto de estabilidade. Cobrar juros mensais, no cheque especial por exemplo, mais altos que o ganho anual da poupança, na minha opinião é roubo.

Eles no entanto querem sempre mais, já faz algum tempo que a famigerada Confederação Nacional do Sistema Financeiro (CONSIF) vem tentando fazer com que o Código de Defesa do Consumidor não mais se aplique à relação Banco x Cliente, alegando que segundo a Constituição apenas uma lei complementar tem a capacidade de regular o Sistema Financeiro Nacional, tudo balela, o que eles querem mesmo é serem intocáveis.

Isso para mim mostra duas coisas preocupantes:
1. Os bancos não estão nem um pouco interessados em nos servir bem, nem com o respeito que merecemos como consumidores.
2. Se eles preferem serem regulados pelo Banco Central demonstra claramente o quanto esta instituição que deveria proteger o nosso dinheiro, está comprometida com os lucros de poucos.

Resumindo em uma palavra: Revoltante!

0 thoughts on “Risco zero, lucros altos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.