Clonagem, Concepção e Reencarnação

Mais um visitante dessas paragens me enviou um e-mail com questionamentos e a minha resposta foi tão completa que eu resolvi compartilhá-la aqui, assim ela poderá esclarecer ou germinar uma saudável discussão sobre o assunto. Este é um tema polêmico mas, como de ordinário, muito tranqüilamente abordado dentro do paradigma espírita. Vamos às perguntas:

Aproveitando-me do seu convite na sua página “Espiritismo”, quero que você me esclareça o seguinte: Numa clonagem humana, o ser “cópia” receberá um espírito em que momento: na criação do clone ou no nascimento? Como realmente funciona isso? Outra coisa que sempre quis saber mas jamais encontrei alguém (ou algo) que me explicasse: Cada corpo material tem sua alma, seu espírito. O espírito encarna no momento da concepção (na geração, alí no útero da mãe) ou no nascimento propriamente dito (quando a mãe dá à luz)?

As duas perguntas tem exatamente a mesma resposta, um clone não deixa de ser resultado de uma fecundação, a diferença é que são utilizadas células de uma mesma pessoa. Sobre a clonagem humana a minha opinião ainda é a que está registrada nesse post de fevereiro do ano passado.

O processo da encarnação, segundo nos relatam os espíritos, inicia-se antes mesmo da chamada concepção, seja por ato sexual ou realizada em proveta, o espírito re-encarnante passa por uma fase de preparação e no momento da fecundação liga-se energeticamente à pequena célula inicial que iniciará o maravilhoso fenômeno da multiplicação celular baseado na combinação dos genes de ambas as células matrizes.

Eis porque consideramos o aborto um erro em qualquer fase da gestação, pois vemos nele a interrupção de uma oportunidade para aquele espírito que já ligava-se ao novo corpo em construção, as conseqüências negativas desse ato são variáveis de acordo com a maturidade espiritual do reencarnante e dos pais, e poderão se refletir em chagas físicas e psicológicas resultantes diretas do infeliz ato realizado, não existem punições divinas apenas a Lei de Causa e Efeito.

Alguns autores espíritas preferem chamar o Perispírito (Corpo Astral) de Modelo Organizador Biológico pois é ele quem vai imprimir no corpo em formação as características trazidas de experiências passadas e necessárias para a nova jornada que se inicia. Veja que não falamos de características morfológicas que são obviamente resultado da programaçao genética, mas sim de elementos que inteferirão nessa programação trazendo marcas, defeitos, habilidades, etc. elementos estes não herdados diretamente dos pais biológicos.

Importante porém é dizer que, conforme colocamos anteriormente, a encarnação é um processo e como tal não se realiza de pronto, apenas com a fecundação, durante toda a gestação e no início da primeira infância, até mais ou menos os 7 anos de idade, o espírito vai se integrando e, podemos dizer, vai tomando posse do seu novo aparelho físico.

Nos alertam oportunamente os espíritos que é justamente nessa fase de adaptação do espírito que os Pais mais podem exercer influência sobre a criança, e devem procurar sempre transmitir Amor e Carinho desde os primeiros dias de gravidez pois isso trará mais segurança para o espírito que chega ao seio daquela família, ele sentirá já no aconchego do útero materno que será bem recebido.

0 thoughts on “Clonagem, Concepção e Reencarnação

  1. Olá,
    Gostaria de perguntar: se o espiríto vem se preparando antes da concepção(de haver a fecundação) gostaria muito de saber no caso dos abortos espôntaneos, onde a mãe fica gravida e por força da natureza ela aborta.

    Jane Rosa,
    [email protected]

  2. OLa´, sou estudante de publicidade na universidade catolica de salvafor. tenho um seminario pra apresentar sobre o que cada religiao acha sobre a clonagem..
    gostaria de obter meios para entrar em contato com você, para que eu posso ter a visao pelo menos sua. do espiritismo ao assunto clonagem.
    obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.