Férias afinal…

A partir de amanhã até o dia 27 estou de férias, viajo com Érika e Matheus para as Serras Gaúchas, portanto os posts aqui continuarão nesse ritmo “devagar-quase-parando”.

Há 7 anos que eu não tiro férias, acho então que eu mereço, concorda?

Até mais!

6 thoughts on “Férias afinal…

  1. Olha, por algum acaso, cheguei aki no teu blog. Por outro acaso, moro na serra do RS.
    Skeça as roupas compridas, casacos, tocas.
    tá um calor dos infernos.
    vale pelas paisagens.
    Recomendação 2.: Prepare os bolsos, meu irmão…
    tudo é caro pra kralho.
    Recomendo o:
    – Lago Negro.(peça a Trunfa de chocolate e RUM nas lojas ao redor do lago)
    – Hotel das hortências.
    – Mini mundo (a criançada adora. Os tremzinhos são muito massa!!!!)
    – Chocolate de Gramado.
    – IBIZA!!!!
    – Cascata do Caracol (mas nao invente de descer até os pés dela, a não ser que goste de escadarias….)
    – Comida italiana.
    – sacanagens de recordação da viagem tem as pencas.

    FUJA DE:
    -Fuja do parque Knor ( ou algo do gênero)
    -Rádio Imperial FM (se for excursão, vão querer derepente meter essa no pacote)
    -A igreja MAtriz….é bonita por fora, mas é pobre arquitetônicamente por dentro. Vale pelas Fotos.
    – Não tire fotos com tampa ouvidos, casacos grossos simulando inverno em pleno verão ( é motivo de risadas pro pessoal interno dos hoteis e etc)

    Recomendações:
    – Pegue sempre o chimarrão com a mão direita. E devolva com a mão direita.
    – Não mexa na bomba!!!!!
    – Se vc nao está acostumado com a água quente, peça se está morno pra iniciar.
    – Não pague o mico de vestir pilcha e bombacha.
    até consegui os 10 mandamentos do chimarrão.

    MANDAMENTOS DO CHIMARRÃO

    01- NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
    O gaúcho aprende desde piazito o porquê o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas se tu és de outros pagos, mesmo sabendo, poderá achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar nesse pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se por água, ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dollar, etc… mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo, mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais, não hesites, pede uma coca-cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.

    02- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
    Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão. Repito: pede uma coca-cola de canudinho. O canudo é puro como a água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não nele).

    03- NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
    Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume tuas frescuras (caso desejes te curar, recomendamos uma visita ao analista de Bagé). Se, porém, te julgas perfeitamente igual aos demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vai adorar o chimarrão de lá.

    04- NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
    Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Como o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante, já o chimarrão não. Tu deves tomar toda a água servida até ouvir o ronco da cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento abaixo.

    05- NÃO TE ENVERGONHES DO “RONCO” NO FIM DO MATE
    Se, ao acabar o mate, sem querer fizer a bomba “roncar”, não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Esse negócio de chupar sem fazer barulho vale para a coca-cola com canudinho que tu podes até tomar com o dedinho levantado (fazendo pose de assumida).

    06- NÃO MEXAS NA BOMBA
    A bomba de chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas por favor, não mexas na bomba. Fale com quem te passou o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.

    07- NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
    Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve, mas depois de entrar, espera sempre a tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do estado.

    08- NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE
    Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro mate, saibas que o grosso és tu. O pior mate é o primeiro, e quem toma está te prestando um favor.

    09- NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO
    Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando… E às vezes te surpreendes até imaginando que a cuia não é cuia, mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio… Agora, tomar chimarrão numa roda é muito diferente. Aí o fundamental não é meditar, mas sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ris, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que essa tua participação não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer a cuia que está na tua mão. Fala quanto quizeres mas não esqueças de tomar o teu mate que a moçada tá esperando.

    10- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
    Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pega na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que o chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esqueces o câncer. Se não der para esquecer, faz o seguinte: pede uma coca-cola com canudinho que ela… etc… etc…

    E SE PRECISAR DE MAIS DICAS.
    manda bala.
    conheço toda a serra e as manhas…

    P.S.: Sou espírita tbm
    P.S2.: Se as crianças ou todos têm alergia a mosquitos, convém levar um repelente. Onde tem muito mato e verde, têm mosquito, vai por mim.
    P.S3.: Nâo exagere nos chocolates……o churrilho depois vai render lágrimas.

    Té mais. boas férias. 🙂

  2. Boas férias, e ouça os conselhos do Peri, ele conhece a serra melhor que eu que sou de Porto Alegre. Há já estava esquecendo: não mexa na bomba do chimarrão.rs. Abraços até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.