O que significa (sic)?

Desde os meus primeiros dias de leitor, me intrigava ver em jornais e revistas, no meio de alguns textos a misteriosa expressão (sic) sempre entre parênteses. Com o tempo, verifiquei que normalmente era após uma citação (mas nem sempre) e havia algum erro de grafia ou gramatical na frase ou palavra que a antecedia, o que me dava a impressão de que o articulista estava querendo ironizar o “citado”, imaginava o sorriso nos lábios de quem escrevia.

Mais tarde, quando comecei a ler em inglês notei que essa expressão era também utilizada naquela lingua, e pensei: Mas afinal o que significa (sic)? Decidi então matar minha curiosidade, fui consultar o dicionário e em ambos os idiomas encontrei a seguinte explicação: “Termo usado entrê parênteses para indicar que a frase ou palavra foi originalmente escrita desta forma.”

Percebi então que muita gente “expandiu” (sic) o uso essa expressão usando-a para dar um toque de ironia a um texto, assim como eu fiz neste parágrafo 😉

10 thoughts on “O que significa (sic)?

  1. A palavra “sic” é Latim e significa “assim”. Quando utilizada entre parênteses em um texto representa uma anotação do autor. Nesse caso o autor está querendo dizer que ele é inteligente e sabe que a grafia está incorreta, porém ele quis escrever assim mesmo, talvez para dar uma cutucada em quem ele está citando ou só para aparecer mesmo. O mais correto aparece ser que a anotação “sic” apareça entre colchetes e não parênteses.
    Referência:
    [1] – http://www.nrcan.gc.ca/ess/pubs/guide/gramm/ital_e.html
    [2] – http://www2.marianopolis.edu/styleguide/2.htm

  2. É!!!!
    Nos relatótios / laudos psicológicos usamos muito o termo SIC (segundo informação do cliente) no final das falas dos pacientes…

    É isso aí, vivendo e aprendendo…sempre tem muita coisa para aprendermos!!

    Abs,
    Marden

  3. Há muito tempo venho tentando saber o que é (SIC),graças a este site descobri,apesar de perceber que tal citação vinha sempre depois da escrita de uma palavra errada até quando nosso presidente disse numa frase …a democracia esta atônica(sic)- ATÔNITA-

  4. Aproveito para comentar que houve um pequeno deslize no comentário do TJoker, quando disse que ******”O mais correto “aparece” ser que a anotação “sic” apareça entre colchetes e não parênteses”*******, quando o correto seria “parece” e não “aparece”

  5. Em um problema de Matemática encontrei ” Quando o açúcar custa $12,00 o quilo (sic)… Qual o preço do quilo (sic) desse café?”. Vcs acham que também trata de ´segundo informação do cliente SIC´?

  6. Viviane, sobre o problema de matemática, é o seguinte: unidade de peso = “grama”, múltiplo de 1.000 = “Kilo”, assim vale para “KiloByte” (cuja unidade é o byte), “KiloMetros” (cuja unidade é o metro). Mas, usualmente, acostumamos a falar “quilo” para representar somente o peso das coisas. É equivocado. Kilo representa o milhar para muitas outra unidades. Só por curiosidade, “Kilo”, do grego = “Asno”, uma espécie de burro. Abraços!

  7. Em tempo, sobre “quilo (sic)”… dizer que algo “custa R$ 12,00 o quilo” é um erro; mas é a forma popular de dizer; assim, o correto seria falar “quilograma”, que, para os incautos, poderia até significar um “quilo” de “grama”..mas daí só se fosse pro KILO… em grego! 🙂

  8. Parabéns pelo interessante site.

    Não me recordava o que significava a expressão SIC, e graças a esta página, tudo ficou mais claro e cristalino.

    Saudações!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.