Novidades sobre o w.bloggar

salva-vidas.jpgEstive sem postar esses dias por um problema do meu provedor que atualizou umas coisas no php que não fizeram muito bem ao meu WordPress, mas agora está tudo normalizado.

Há alguns meses os usuários do w.bloggar vêm reclamando de mais uma coisa (além da falta de atualizações), a publicação em blogs hospedados no Blogger não estava mais funcionando! Fui investigar e descobri que o Google decidiu descontinuar a Blogger API para implementar a nova Google Data API. O problema é que a nova API não usa mais o XML-RPC que é o padrão de Web Services utilizado por praticamente todas as outras APIs de blog e pelo w.bloggar.

Neste meio tempo, em setembro deste ano, finalmente consegui implementar o suporte a UTF-8 (Unicode) no w.bloggar permitindo que textos que usam acentuação ou caracteres especiais, possam ser postados diretamente em blogs que usem esta página de código sem a necessidade de converter os caracteres para HTML Entities.

Fiquei então num dilema, não queria lançar uma nova versão sem o suporte ao Blogger corrigido, pois afinal de contas esse foi o serviço que de certa forma deu origem ao meu software, por outro lado existem milhares de usuários que estão esperando o suporte ao UTF-8 há anos.

Para a minha salvação o indiano Santosh Mishra descobriu que o pessoal do Google, deixou ainda no ar a antiga API no servidor beta.blogger.com o que resolve, pelo menos temporariamente, a questão do Blogger e me permite lançar a nova versão do w.bloggar ainda neste fim de semana.

Como brincava sempre meu saudoso Pai (1 ano sem ele!): “Entre mortos e feridos, salvaram-se todos!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.