Este link eu peguei no blog da Dominique e não podia deixar de postar aqui também. Um professor que participou da correção das provas no último ENEM divulgou anonimamente as pérolas que os alunos do ensino médio escreveram em suas redações, onde eles deveriam dissertar sobre a ecologia. Veja um parágrafo da matéria do Estadão, e clique pra ler o resto:
HoHOHoHOHo…nem comento.
É o enem está revelando que não é só o nordestino que não sabe escrever, porém, os nosso colegas do sul, suldeste, centroeste tamém tiveram grade porcentagem de perólas no exame nacional…
tipo assim…sem comentarios!essas pessoas sao umas aberracoes!nem meu irmao de 8 anos fala essas coisas
Isso demonstra uma grande vergonha para os brasileiros, pessoas que escrevem dessa maneira, nem tem como fazer uma prova…
A falta de leitura, aprendizagem, ainda tomam conta de nosso país, estes exemplos servem para todos nós, de como que andam o nosso povo, onde que chegará o futuro de nossos filhos?
Essa pérolas sao piadas pra mim… hehehe
eu q esses cara ta certu se eles qué iscrevê assim dexa elis
esses cara sao muito burrros
si essis cara qué inscrevê ansin pobrema é deliz, seiz num tem o que, fazê? Fica tiranu sarru dessis aunarfabeticos, se elis taum tentandu paçá, quem sabi elis consegui.
si essis cara qué inscrevê ansin pobrema é deliz, seiz num tem o que, fazê? Fica tiranu sarru dessis aunarfabeticos, se elis taum tentandu paçá, quem sabi elis consegui.
Achei lezgau os gomendaríus te vozmecês.Continuin se esforcando zempre maiz.Tá Lecauu.
Os alunos que realizam estas perolas de tao burros que sao,acabam se tornando inteligentes.Pelo menos eles tem uma grande criatividade para nos fazer rir.
Seria sacanagem comentar… Só posso lamentar!!!
Como professora de português, só posso sentir pena. Não acredito que a culpa esteja nos professores. Nós nos esforçamos, mas os alunos são acorbertado pelo sistema pra lá de liberal. Sem querer ser reacionária… na época da ditadura, pelo menos, os jovens sabiam escrever e falar… (há, há, há) Será a falta de critérios e o medo de traumatizar (coisa da nova educação) os alunos com penalidades por não arcarem com suas obrigações escolares que os tornam estes monstros da língua, atingindo o penúltimo lugar dentre todos os outros estudantes de países do mundo inteiro?
Vocês deveriam ter vergonha de criticar esses erros que acontecem nas redações do ENEM, isso é motivo de termos um pouco de bom senso e fazermos alguma coisa pela educação do país…….
Eu, como estudante de Língua Portuguesa da UERJ, lamento muito em saber q o nosso ensino médio esteja este lixo!
Escrever errado não é uma questão de ser diferente ou engraçado… é muito mais triste: é desconhecer a sua própria língua!
Agora eu deixo aos leitores um simples questionamento: o que será do futuro dessas pessoas que não têm nem ao menos a capacidade de se comunicar corretamente dentro da norma???
É lamentável…
Que coisa profunda!!! Fiquei super emocionada quando li sobre a nossa bandeira!!! E gostei muito mais do comentário de um internauta, que disse: “Ainda bem que pelo menos sobrou a faixa contendo a frase: ORDEM E PROGRESSO.”
Precisa comentários???????????????????????
Isso não é nada comparado ao que falou a minha avó. Estavam ela e minha mãe assistindo TV, quando entrou a vinheta da Jornal Nacional com a seguinte notícia: EX-PADRE DESAFIA A IGREJA CATÓLICA E AFIRMA: APARIÇÃO DE FÁTIMA FOI UMA FARSA!
Minha vó olhou para a minha mãe e perguntou:
– Então quer dizer que foi mentira que ela teve trigêmeos?
Pois é, infelizmente também aconteceu na minha família…
Sou estudante do curso de Letras ( Português e Espanhol )e fico decepcionada com o nível de escrita dos jovens do Ensino Médio. Não acredito que a responsabilidade seja somente do professor, que na maioria das vezes, esforça para fazer o melhor possível, mas acaba por ser impedido de realizar seus objetivos por causa do sistema educacional brasileiro. Acho que está na hora de tentarmos fazer alguma coisa para melhorar o futuro do cidadão brasileiro para que, mais uma vez, não fiquemos no último lugar ao medir o nível de leitura e escrita do brasileiro. Se a educação continuar assim, o que será do futuro dos nossos filhos?!?
Eu não sei o que é pior: se ler tamanhas barbaridades ou saber que ainda existem pessoas que as escrevem. Estamos em pleno século XXI, parece inacreditável!!!
Sei que não é culpa dos professores, sinceramente algo está acontecendo com os neurônios dos jovens… A ciência precisa estudar isso com urgência!
Mas também existem outras coisas preocupantes, como por exemplo: Gostar de ouvir Carla Perez cantar, ouvir e gostar de letras de pagode que dizem “toma-lhe fita, toma-lhe…” etc.
Quando uma colega mostrou-me, achei que fosse um livro de píadas, sou estudante do Curso de Letras, e simplesmente não consigo entender como que uma pessoa consegue escrever aquilo, se não estou enganada quem faz o ENEM está terminando 2º grau, prestes a engressar na Universidade. O que eu não entendo: como passar do 1º grau? Não tem comentário, essa é a qualidade do ensino no nosso País.
DH’OU!
Eu sou do colégio Edmilson Pinheiro e o nosso professor de Português comentou sobre as pérolas do ENEM e foi muito engraçado com esses erros só temos a aprender ainda mais. E acho que essas pessoas não estavam muito enteressadas, e nem capacitadas o suficiente para fazer esse teste, e elas de um modo geral deviam estudar tudo outra vez.
ow, qual eh o problema se um asno qualquer acha q “lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio”(tipo assim, antes d lavoisier, ninguém respirava…), ou se outro pensa q “nós devemos deixar d ser egoístas e pensarmos um pouco mais em nós mesmos” (individualista, né?), fazer o q? esse ensino q o governo oferece hj em dia, está vilipendiando (bonita essa palavra, hein, hehehe) a nossa nação, mas isso quem resolve é o sr. Lula, não eu…
Só um comentário. A palavra é SUDESTE e não SULdeste.
Vc compôs mais uma pérola. ;c)
Desde o ano passado, quando escrevi um comentário aqui, estive pensando qual o causador de tamanha lástima na escrita dos estudantes do ensino médio. Não sei se a enxurrada de imagens que está ocupando o espaço da escrita, ou a preguiça de ler, decorrente da falta de tempo (Ah, este nosso tempo moderno e sem tempo para nada…). Alguém poderia me dizer algo a respeito? Onde estão os estudiosos do comportamento? Psicólogos, psiquiatras ou sei lá o quê? Alguém precisa estudar a nova raça humana que se instala no planeta: os iletrados! Dá pra ganhar um nobel, quem apresentar uma receita mágica para formação de leitores e escritores, não é não?
“Tá tudo dominado!!!” Só nos resta rir para não chorar! Não se poderia esperar nada diferente quando a própria mídia está preocupada somente em produzir, disseminar e vender “lixo cultural” do tipo “éguinha pocotó”; “só varrendo, só varrendo”; “lacraia”, “calcinha”, entre tantas outras pérolas produzidas, “engarrafadas” e vendidas “a peso de ouro” para nosso jovens. Com esse tipo de cultura o que se pode esperar, “caras pálidas”?!? Milagre?!?
Infelizmente o que interessa para a midia é justamente a medicoredade do povo.
Mas essas perolas acabam sendo um “Orgulho” para esse povo burro…
Mas tudo bem, Se passar no Jó Soares, tudo bem, se passar no no Ratinho melhor ainda.
Agora que ja destruiram o ensino publico, podem destruir também a faculdade publica.
Assim as faculdades particulares, podem cobrar ainda mais e continuar o ensino pobre que elas tem.
O que mais me da NOJO é que o brasileiro tem raiva do brasil.
Não temos motivo de orgulho, infelizmente é verdade, mas sinceramente seria melhor se o povo brasileiro fosse um pouco mais ufanista, tivesse um pouco mais de orgulho das coisas boas.
E como segundo passo, seria bom dar um jeito nessas aberrações.
Confesso que nem eu mesmo sei se cometi erros de ortografia ou gramatica por que eu também sou vitma de um ensino muito problematico, fruto de um governo endemicamente corrupto
Não entendo como universitários, estudantes de letras, podem dizer absurdos como esses comentários, como estudante de letras eu sei que quem escreve dessa maneira não tem culpa, quem tem culpa e o sistema educicional pelo qual eles estão passando, é uma vergonha, não para quem escreveu essas “pérolas”, mas sim para o governo, o Brasil, vendo isso deveriam fazer alguma coisa para mudar.É difícil, pois envolve muita coisa, desigualdade social, essa falsa democracia na sala de aula, mal pagamento aos professores e muitas outras coisas.
Quem deveria ter vergonha é a mídia que usa essas pérolas para humilhar um povo que já vive sendo tão humilhado, pela fome, miséria e desigualdade social.
Resposta para Monique Vicente da UERJ, enviada em 02/03/2003:
Somos acadêmicas do curso de letras da UNIVILLE, e gostaríamos de dizer para esta desinformada, que não é obrigação de nenhum brasileiro falar pelas normas da SANTA gramática normativa. Só pelo fato de entendermos o que os alunos do ENEM querem dizer, não podemos dizer que estão errados. Eles estão apenas fazendo uso inadequado de sua língua materna, e não é dizendo que eles estão errados, que vamos ajudá-los a usarem sua língua corretamente. Antes de entrar em uma sala de aula revise seus conceitos. Antes que esqueçamos:a gramática que você defende, não permite o uso da consoante “q” para substituir a palavra “que”, como você usou em sua mensagem.
Resposta para Monique Vicente da UERJ, enviada em 02/03/2003:
Somos acadêmicas do curso de letras da UNIVILLE, e gostaríamos de dizer para esta desinformada, que não é obrigação de nenhum brasileiro falar pelas normas da SANTA gramática normativa. Só pelo fato de entendermos o que os alunos do ENEM querem dizer, não podemos dizer que estão errados. Eles estão apenas fazendo uso inadequado de sua língua materna, e não é dizendo que eles estão errados, que vamos ajudá-los a usarem sua língua corretamente. Antes de entrar em uma sala de aula revise seus conceitos. Antes que esqueçamos:a gramática que você defende, não permite o uso da consoante “q” para substituir a palavra “que”, como você usou em sua mensagem.
Resposta para Monique Vicente da UERJ, enviada em 02/03/2003:
Somos acadêmicas do curso de letras da UNIVILLE, e gostaríamos de dizer para esta desinformada, que não é obrigação de nenhum brasileiro falar pelas normas da SANTA gramática normativa. Só pelo fato de entendermos o que os alunos do ENEM querem dizer, não podemos dizer que estão errados. Eles estão apenas fazendo uso inadequado de sua língua materna, e não é dizendo que eles estão errados, que vamos ajudá-los a usarem sua língua corretamente. Antes de entrar em uma sala de aula revise seus conceitos. Antes que esqueçamos:a gramática que você defende, não permite o uso da consoante “q” para substituir a palavra “que”, como você usou em sua mensagem.
Resposta para Monique Vicente da UERJ, enviada em 02/03/2003:
Somos acadêmicas do curso de letras da UNIVILLE, e gostaríamos de dizer para esta desinformada, que não é obrigação de nenhum brasileiro falar pelas normas da SANTA gramática normativa. Só pelo fato de entendermos o que os alunos do ENEM querem dizer, não podemos dizer que estão errados. Eles estão apenas fazendo uso inadequado de sua língua materna, e não é dizendo que eles estão errados, que vamos ajudá-los a usarem sua língua corretamente. Antes de entrar em uma sala de aula revise seus conceitos. Antes que esqueçamos:a gramática que você defende, não permite o uso da consoante “q” para substituir a palavra “que”, como você usou em sua mensagem.
Resposta para Monique Vicente da UERJ, enviada em 02/03/2003:
Somos acadêmicas do curso de letras da UNIVILLE, e gostaríamos de dizer para esta desinformada, que não é obrigação de nenhum brasileiro falar pelas normas da SANTA gramática normativa. Só pelo fato de entendermos o que os alunos do ENEM querem dizer, não podemos dizer que estão errados. Eles estão apenas fazendo uso inadequado de sua língua materna, e não é dizendo que eles estão errados, que vamos ajudá-los a usarem sua língua corretamente. Antes de entrar em uma sala de aula revise seus conceitos. Antes que esqueçamos:a gramática que você defende, não permite o uso da consoante “q” para substituir a palavra “que”, como você usou em sua mensagem.
Resposta para Monique Vicente da UERJ, enviada em 02/03/2003:
Somos acadêmicas do curso de letras da UNIVILLE, e gostaríamos de dizer para esta desinformada, que não é obrigação de nenhum brasileiro falar pelas normas da SANTA gramática normativa. Só pelo fato de entendermos o que os alunos do ENEM querem dizer, não podemos dizer que estão errados. Eles estão apenas fazendo uso inadequado de sua língua materna, e não é dizendo que eles estão errados, que vamos ajudá-los a usarem sua língua corretamente. Antes de entrar em uma sala de aula revise seus conceitos. Antes que esqueçamos:a gramática que você defende, não permite o uso da consoante “q” para substituir a palavra “que”, como você usou em sua mensagem.
Pior do que ler pérolas de enem , é ler esse bando de comentários soberbos!!!Se vocês, queridos acadêmicos em letras, são cultos e inteligentes, isso se deve ao fato de terem tido bons professores, estudado em bons colégios, e acima de tudo, terem tido uma família que apoiasse seus estudos…Agora, nesse país onde a desigualdade social é absurda, e o sistema educacional péssimo,vêm os fulaninhos do curso de letras dizer que a culpa é dos estudantes???Dizer que ”algo está acontecendo com os neurônios dos jovens… A ciência precisa estudar isso com urgência!” ????
Aloooooouuu!!!! Puta falta de humanismo!!!!
P.S.: dizer que o nordestino que escreve ruim…!!!! putsss…. motivo de gargalhar!!!!!!!
É muito triste ver toda a sabedoria dos professores no lixo. Estas “barbaridades” que eles contam é engraçado, mas muito preocupante. Pois acho que eles só vão para escola forçados a estudar, por obrigação dos pais. E como vai ser o nosso futuro se os mesmos continuarem explicando e brincando desse jeito. Natália Menezes da escola Edmilson Pinheiro.
É lamentável, num país tão bonito como o Brasil, encontrarmos tantas falhas, dentre elas, a falta de interesse pela lingua portuguesa. É preciso que o ensino de nossa lingua seja feito desde muito cedo. A criança, em fase de leitura, precisa gostar de ler e assim, aprenderá a escrever corretamente. O professor faz sua parte, mas, depende de cada um se dedicar o bastante para aprender a valorizar a boa comunicação.
Eu seio que muito genti pensa qui noi semo burro, mas da realidade nos apenas butamos nos papel o que vem em nossa mentalidade sobre os pobrema do analfabetismo brasileiro do brasil e demais paises da america saxonica.
E tinha dito.
eles devem ser tudo inernaltas…
escrevem igual eu na net…
hihi
meo quero ve eu axa um perola minha na net aew…
eu faço vestiba esse mes e fiz enem esse tempo atras aew
falow
hauhauhauhuhau….
sem comentarios….
o pior eh os cara q escreve tudu erradu na prova…
hauhauhuahhuah….
sem comentariu!!!!!!!!!!!
flowssssss
_PIAH_
é uma coiza muinto serria eçe negosio de çaber iscrevê. Ni otrus país di primero mundu iço serria uma coiza inaseitaveu, maiz comu nu brazil tudu podi!!! Devemus respeita-lus comu cidadaums honrradus e de índoli inquestionaver
Mongo, doutor em linguas pela Universidadi de Songomongolia
Pode parecer uma piada, mas não o é… se analizarmos profundamente, percebemos que apesar de não saberem se expressar de forma correta, eles ainda assim acham uma forma de se expressar, percebemos até uma boa imaginação, criatividade. Precisamos urgente de sugestões e boas, para revertermos essa situação. Ler essas pérolas, rir e criticar qualquer cidadão por menos culto que seja faz, mas nós na nossa condição mais previlegiada temos a obrigação de contribuir com sugestões para melhorar esta situação.
esse é o nosso ensino de hoje porque o governo nao
da jeito e se desse nao tinha essas barbaridades
se errei algo nesse comentario hoje estou nervosa
nosssssssssss esis polvus naum sabi nem iskrêv d-reito si foçe eu irias pasá d reto pq eu só intil… int.. vucs soubem né!!
mas falando sério q velgonha dessas pérolas
meu deus !!!!!!!!é por issu q u braziu num pógredi!!!!
NA VERDADE JUGAM O ALUNADO POR N SABER ESCREVER,PORÉM NA VERDADE O MAIOR CULPADO É O PODER GOVERNAMENTAL.ESSES SIM É QUEM DEVERIAM SER JUGADOS,CONDENADOS, POR QUALQUER FALHA EM NOSSA EDUCA…!
Aos estudantes de Letras das Uni-moquifos da vida: vocês já leram Saussure, Hjelmslev e companhia? Vocês me envergonham! Quanta besteira! Desde condenar as vítimas do sistema educacional, chamando-as de burras e coisas assim, até fazer mal uso das teorias da Lingüística para justificar os resultados de uma educação deficiente, como as amiguinhas Naomi e Sandra. Se não dominam o assunto, escrevam menos e leiam mais.
À professora totalmente reacionária, Sra. Kalina: Respeito o conhecimento que a senhora adquiriu em seus anos de experiência, mas preciso fazer um comentário. Assim como a sociedade se transforma, as teorias pedagógicas também precisam ser renovadas. A escola não é uma instituição isolada, mas parte de uma sociedade com a qual precisa interagir de maneira crítica e cooperativa.
Obs: Pela minha observação, também não acredito que a culpa seja de TODOS os professores; apenas 80% deles são realmente culpados, com seu comodismo, anti-profissionalismo e falta de compromisso.
kiria dizê qui si o educandio num aprendi num é pur conta delis,não, é prú causa dos prossessores qui são mals folmado dessa univelsidade di rico,sabe! no meu grandi sabê os pobrema saum muinto maió qui ajente pensa, více?
Essas pérolas mostram apenas a desigualdade socio-cultural do nosso Brasil.Pena que alguns intelectuais ainda resolvem fazer piada com o infortunio dos ignorantes.Acho que em resposta a essa situação, que só envergonha nossa amada Pátria, poderiam ser voluntários em qualquer escola PÚBLICA e ver a realidade de perto!
eu acho que o professor que corrigiu a prova, não deveria deixar que outras pessoas tivessem acesso a esse material , porque ele deveria ter ética profissional , tudo bem que a educação no Brasil está desatualizada e muito precária , mas se um professor que tem zelar pela educação ,ajudar os alunos com dificuldade faz isso , ele acaba mostrando que ele não tenta de forma nenhuma melhorar a educação !!
A leitura é essencial para um bom desenpenho em textos e redações. ler também é esporte.
os cara são muito jedai meu!!
dexa eles escreverem assim, e nos vamos rir de pois.
Rio de Janeiro, 20 de junho de 2005.
Tenho algumas considerações quanto a essa abominável mensagem “Pérolas do ENEM”
1 – É de se estranhar que professores, que tanto se queixam de “baixos salários” e “pouco tempo”, tenham dinheiro e tempo para gastar na internet zombando dos seus alunos.
2 – Se gastassem seu tempo na escola ensinando, ao invés de enrolar e dar aulas insípidas, não faltassem ao trabalho, não tirassem infindáveis licenças, e não ficassem digitando os erros dos alunos acompanhados de comentários ridículos e maldosos, certamente, os alunos teriam mais conhecimento e estariam mais preparados para as provas.
3 – Se a lei fosse igual para todos e não houvesse “classes privilegiadas” como as dos professores e outras, esses professores que espalham mensagens como “Pérolas do ENEM”, estariam respondendo pelo crime de “causar vexame ou constrangimento a criança ou adolescente sob sua autoridade”, conforme artigo 232 do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.069,pena de detenção de seis a dois anos de prisão.
4 – Quando o Ministério Público realmente cumprir com sua missão em de defesa de nossas crianças e adolescentes, essas aberrações, não dos alunos, mas, dos professores ou de quem quer que seja que coloca um site deste aberto para o Universo de outras pessoas lerem tal calamidade não aconteceria, visto que o responsável responderia por um crime tipificado no Código de Menores, ou melhor, Estatuto da Criança e do Adolescente;
Cabe no caso em tela a apuração das responsabilidades e que estes respondam por uma Ação Civil Pública, fundamentada na flagrante desobediência da Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990, contra esses professores, autores das mensagens “Pérolas do Enem”.
5 – E nós, como cidadãos, devemos protestar e demonstrar o nosso repúdio diante de tal ato de abuso, crueldade e covardia, ainda mais partindo de “supostos educadores”, que, pela profissão que exercem, deveriam mais do que ninguém respeitar os direitos de nossas crianças e adolescentes.
6 – Não sei se todos os responsáveis que colocam sites como este e outros em público, têm noções de que qualquer ato a ser efetivado por menores, deverão, além da privacidade, ter o respectivo resguardo, considerando que tanto a criança como o adolescente na realidade são pérolas, não do ENEN, mas, sim do futuro e para que essas pérolas brilhem deverão ser lapidadas, deverão ser instruídas, deverão ter o apoio, o amor e o carinho daqueles especialmente professores, mestres e educadores, que não podem esquecer que já foram crianças, já foram adolescentes, já erraram, mas, foram devidamente lapidados para chegarem a onde chegaram, entretanto usam de seus conhecimentos, não para informar, não para educar, não para amar, não para acariciar, mas, para fazer barbárie com nossas crianças, ainda inocentes que escrevem ou falam erroneamente, se assim fazem, é porque seus educadores perderam o tempo precioso para ensiná-los, preocupando-se com erros daqueles que estão na idade de errar e com eles nada irá acontecer, pois terão o tempo suficiente para aprenderem, entretanto, com vocês, mestres e professores que aproveitam este espaço para fazerem tais brincadeiras de péssimo gosto, coitados, talvez não tenham mais tempo para se redimirem perante aqueles que em um amanhã, talvez não muito longe, verão os senhores encarquilhados, velhos pedindo a eles que façam algo a mais por vocês, pois que o tempo que perderam jamais retroagirá para apagar um mal que estão fazer contra nossas crianças e adolescentes indefesos.
Que Deus os perdoe.
Assinado:
Augusto Rezende
Advogado
Rio de Janeiro.
[email protected]
Uh negociu eh u siguinti,sih elis screvem erradu, e cupa dus professoris , alunus e principarmenti duh guvernu…. u guvernu num pagah , us prufessores, num kerem sab d da aula ( nem todus, mas a grandih maiuria) , us alunus, que ja tem na kbeca u seguinti ( naum voh passa in vesti, pq sou d scula estadual , municipal, ou seja la uq fo) , com issu num studam, escrevendu aberracoes em suas provas,( lembranu ki so fazem ela , na maioria das vezes, pq os pais obrigam) …. issu num e casu d risu, muitu menus deboxi,temus e ki correr atras d um brasil melhor, um brasil, ond todus saum iguais, todus possam ter u mesmu direitu, u mesmu studu, a mesma classe… eu sei ki issu e dificil, mas si todus ajudarem, us melhores, ajudanu us piores, naum teriamus tantus errus, tantus motivus para nus invergonhar…. si u governu pagassi melhor, ao inves d pensar so nelis mesmus, ficanu cada dia mais ricus, viajandu u mundu inteiru, pra la pra ca, pensanu apenas nelis, axu q u brasil mudaria…. us professoris, trabalhando com compromissu, ensinanu mesmu ki u governu deixassi d pagar, pois deixanu d trabalhar, nao vao prejudicar o governu, i sim alunus, menus favorecidus, ki as vezes, kerem e precisam studar, mas comu naum tem a grana, acabam em scolas staduais, municipais, ganhanu um ensinu, muitas vezes, ridiculu…. e aos alunus ki frequentam scola publica, stadual , e q num tem a minina vontad di studar, PAREM, SAIAM, SUMAM, mas naum ocupi a vaga d outrus, ki dariam tudu pra ta nu teu lugar, e naum podm, por falta d oportunidad…. eh muitu trist ver um Brasil assim…vamos todus ajudar, ki um dia, o Brasil MUDA!!! Pensem nIssu…
é uma pena que pseeoas que se dizem qualificadas intelectualmente tem a capacidade de fazer comparetivos entre regiôes.
Essa é a realidade socio-cultural do nosso Brasil.
Ser corretor de redações, sentado em confortáveis escrivaninhas, ar condicionado, água mineral em copos descartáveis, ótimos salários, não faz idéia do que é ser aluno que estuda com fome, cansado…
E da realidade dos professores heróis da escola PÚBLICA.( elevada carga horária, baixos salários , salas superlotadas….) Estes sim, são pérolas….
Em primeiro lugar desejo parabenizar aos mediocres que criticam tais pérolas como se fossem a expressão do todo. Tais pessoas demonstram total desconhecimento quando generalizam o ensino brasileiro como fruto da “análise” das pérolas citadas. Como já se sabe, pelo menos por aqueles que, graças a Deus não são poucos, tem bom senso e sabem se informar, as pérolas do enem representam uma parte insignificante dos alunos que prestam o exame. Sendo assim, como aluno que por três vezes ficou acima da média nacional no exame, registro aqui a minha indignação quanto a atitude covarde que muitos adotam de denegrir a imagem de um exame que tanto tem acrescentado à educação brasileira. Um brinde àqueles que têm coragem para ser diferentes e força para fazer diferença.
Ps. Tentem descobrir as verdadeiras pérolas do enem, textos coesos, coerentes e muito inteligentes que revelam a grande riqueza que abunda em todos os lugares de nosso país: A SABEDORIA.
Em primeiro lugar desejo parabenizar aos mediocres que criticam tais pérolas como se fossem a expressão do todo. Tais pessoas demonstram total desconhecimento quando generalizam o ensino brasileiro como fruto da “análise” das pérolas citadas. Como já se sabe, pelo menos por aqueles que, graças a Deus não são poucos, tem bom senso e sabem se informar, as pérolas do enem representam uma parte insignificante dos alunos que prestam o exame. Sendo assim, como aluno que por três vezes ficou acima da média nacional no exame, registro aqui a minha indignação quanto a atitude covarde que muitos adotam de denegrir a imagem de um exame que tanto tem acrescentado à educação brasileira. Um brinde àqueles que têm coragem para ser diferentes e força para fazer diferença.
Ps. Tentem descobrir as verdadeiras pérolas do enem, textos coesos, coerentes e muito inteligentes que revelam a grande riqueza que abunda em todos os lugares de nosso país: A SABEDORIA.
Em primeiro lugar desejo parabenizar aos mediocres que criticam tais pérolas como se fossem a expressão do todo. Tais pessoas demonstram total desconhecimento quando generalizam o ensino brasileiro como fruto da “análise” das pérolas citadas. Como já se sabe, pelo menos por aqueles que, graças a Deus não são poucos, tem bom senso e sabem se informar, as pérolas do enem representam uma parte insignificante dos alunos que prestam o exame. Sendo assim, como aluno que por três vezes ficou acima da média nacional no exame, registro aqui a minha indignação quanto a atitude covarde que muitos adotam de denegrir a imagem de um exame que tanto tem acrescentado à educação brasileira. Um brinde àqueles que têm coragem para ser diferentes e força para fazer diferença.
Ps. Tentem descobrir as verdadeiras pérolas do enem, textos coesos, coerentes e muito inteligentes que revelam a grande riqueza que abunda em todos os lugares de nosso país: A SABEDORIA.
Cara muito comédia esses comentariú.Hehe c o lula fala tudu erradu, bamo tudu fala erradu tamen.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
usar o mínimo da gramática para registrar o seu comentário a respeito das pérolas do enem já seria um grande progresso para sociedade. falar de pessoas não privilegiadas de uma boa educação é fácil, não é mesmo? e se o lula chegou à posição na qual pertence hoje, é graças a ignorantes, que ao invés de fazer algo de produtivo para melhorar, simplesmente criticam essa minoria insignificante desprovida de educação já citada acima. se eu fosse você “I’am”, não teria orgulho de ter uma pessoa q fale errado como representante do meu país, e ainda simplesmente cruzar os braços e me conformar com essa realidade. mas já q prefere imitá-lo…realmente, não sei o que será do Brasil
Eu não estou surpresa,prescisamos mudar,precisamos ter hábitos de leitura,precisamos escrever corretamente,ler corretamente e falar corretamente.Está certo que o ensino público do nosso país é uma merda,mas essa não é uma boa justificativa para tantos erros,quem faz a escola são os alunos,tudo isso acontece porque os alunos em geral se acomodam apenas com os assuntos que os professores ensinam e não podemos continuar assim,(começando de mim).Mas eu não acho legal criticar os erros dos outros,pois você pode cometer os mesmos!
Eu particularmente acho um absurdo um estudante do ensino médio não ter capacidade de raciocínio para redigir um texto. Isso sim, nos faz questionar se a educação brasileira vai no rumo certo!
essas perolas, so mostram a situaçao da educaçao no Brasil, de como sao precarias as condiçoes de ensino, de como a maior parte de nossos jovens nao tem capacidade e nem estao preparados para o mercado de trabalho,de como é desigual a disputa por emprego ou uma vaga em uma universidade, é so um retrato da maior parte do Brasil, um retrato da nossa sociedade.
só tnho uma coisa a dizr: herrá eh umanu!
Bom, eu tenho uma opinião muito forte em relação esse assunto…todos são culpados por isso acontecer! Pois o ensino e a educação devem começar em casa, tudo bem que infelizmente há muita diferença de classe social em nosso país o que acaba atrapalhando a educação das crianças. Mas as que tem condições de irem para escola é porque os pais sabem das coisas, principalmente que seus filhos necessitam de estudo.
Portanto, os pais devem auxiliar no que for preciso e a escola não ficar aprovando para as series seguintes os alunos que nem sabem ler e escrever, pois se não o país nunca terá um bom futuro.
karak as pessoas q escrevem essas barbaridades eram p/ ser expulsas de qualquer faculdades em q entrassem vlw
A burguesia fede, a burguesia quer ficar rica. Só os ricos tem direito a ensino de qualidade. E hoje nem os ricos! O que há com os educadores? E um absurdo saber que a sociedade se tornou cretina. Alunos devem ser tratados com pulso firme. E seus pais criarem vergonha na cara e utilizarem esse pulso firme dos educadores como apoio para uma educação conclusiva e eficaz. Alunos que fazem corpo mole são idiotas e vão sempre ser. Burros são aqueles que não tem uma educação firme. Ou seja, educar e obrigar a pessoa a ser culto, feliz, e ensinar que abrir caminhos significa ler, aprender que o mundo será bem mais facil se ele aprender a apreciar o que o mundo dos livros tem a ofrecer. Através dos livros e do aprendizado em si. Ele não vai ser criticado, abusado, explorado, como a escoria da sociedade. PAIS A CULPA E TODA DE VOCÊS. VOCÊS SAO IDIOTAS AO PENSAR QUE PODEM PASSAR A MÃO NA CABEÇA DE SEUS FILHOS, se querem tem cidadãos dentro de casa usem e abusem do PULSO FIRME. É ele que vai fazer de seus filhos verdadeiros HOMENS, mas homens de verdade.
Eles são burros e não eziste çolussão!
que bom que eu ñ çou tão inguinorante assin
É ABOMINÁVEL A POSTURA DESSE “PROFESSOR,”NOSSO POVO PRECISA DE AJUDA NÃO DE CRÍTICAS COMO ESSAS,É LAMENTÁVEL QUE PESSOAS ESCREVAM TÃO MAL APÓS CONCLUÍREM O SEGUNDO GRAU,MAS ONDE ESTÁ A DEFICIÊNCIA?A MAIORIA DESSES ESTUDANTES VIVEM EM CONFLITOS,TEM UM PAI ALCOOLATRA,VIU MÃE SER ASSASSINADA,É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO SUSTENTO DO SEU LAR,ENFIM…,EXISTEM VÁRIOS FATORES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA ISSO ALÉM DE TEREM SIDO “MAL EDUCADOS” POR PROFESSORES QUE NÃO SABEM AO MENOS O QUE ENSINAM,VERDADEIROS “DESPREPARADOS”,E AÍ A SOLUÇAO ESTÁ EM RIDICULARIZAR ESSAS PESSOAS?POR QUE NÃO BUSCAR AJUDA?.DEVEMOS COBRAR DO NOSSOS GOVERNANTES UM ENSINO DE QUALIDADE,PROFESSORES QUE SAIBAM O QUE ENSINAR AO ENTRAR NA SALA DE AULA E NÃO INTERESSADOS APENAS EM PASSAR O TEMPO E TER O SALÁRIO GARANTIDO NO FINAL DO MÊS.PRECISAMOS TAMBÉM DE EMPREGO,PRA QUE O ESTUDANTE NÃO SAIA DE CASA PREOCUPADO POR NÃO TER O QUE COMER,O QUE VESTIR,MAIS DO QUE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PRECISAMOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. CONCEICAO DE MARIA BORGES PALMAS-TO 22/11/2005
Eu estou prestes a engressar na faculdade, pra cursar letras.Isso me veio a mente ji\ustamente pelas barbaridades que vejo por ai.Mas não venho para criticar, quero apenas acabar com oque considero vícios de linguagem…preguiça as vezes de falar corretamente.
Aos professores, não são todos culpados, existe sim a falta de interesses de alguns alunos, mas ao invés de criticarem, entrem em dinamica, interajam com os alunos.Corrijam de forma correta, sem sarcasmo, afinal de contas é para isso que estudaram.
Eu estou prestes a engressar na faculdade, pra cursar letras.Isso me veio a mente ji\ustamente pelas barbaridades que vejo por ai.Mas não venho para criticar, quero apenas acabar com oque considero vícios de linguagem…preguiça as vezes de falar corretamente.
Aos professores, não são todos culpados, existe sim a falta de interesses de alguns alunos, mas ao invés de criticarem, entrem em dinamica, interajam com os alunos.Corrijam de forma correta, sem sarcasmo, afinal de contas é para isso que estudaram.
Eu estou prestes a engressar na faculdade, pra cursar letras.Isso me veio a mente ji\ustamente pelas barbaridades que vejo por ai.Mas não venho para criticar, quero apenas acabar com oque considero vícios de linguagem…preguiça as vezes de falar corretamente.
Aos professores, não são todos culpados, existe sim a falta de interesses de alguns alunos, mas ao invés de criticarem, entrem em dinamica, interajam com os alunos.Corrijam de forma correta, sem sarcasmo, afinal de contas é para isso que estudaram.
Esses erros sao absurdos, mas essa é a realidade da educação do Brasil, em pensar que isso é chamado de educação, envergonha qualquer um…
NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM A EDUCAÇÃO DO PAÍS. SE EXISTE MESMO ALGUM ERRO RELACIONADO À ESSE ASSUNTO, PODEMOS DIRECIONÁ-LO SOMENTE AOS AUTORES DESSAS “GRACINHAS”. AGORA, COM LICENÇA, POIS O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NÃO PODE SE DISPOR DE MAIS TEMPO PARA UM DISCURSO LONGO, POR CAUSA QUE ESTAMOS OCUPADOS NA RECEPÇÃO DE DINHEIRO POR TRÁS DO NOME DA GRANDE EDUCAÇÃO BRASILEIRA, OOOOOOOPS, QUERO DIZER, EM CANALIZAR O DINHEIRO PARA A EDUCAÇÃO. NÃO SABEMOS COMO PODEM PENSAR QUE A CULPA É DO GOVERNO…
olha…sinceramente não a comentários, eu só acho um absurdo,vocês chamam isso de educação??…
é totalmente ridiculo…
aonde esse mindo vai chegar??
Puts…Infelizmente temos que lamentar…Será que jovens “mediocres” como essas formaram o futuro de nosso País!?
bem tudo isso nao so por culpa da educaçao do Brasil,e sim de todo os que sao parte dele ,pais ,professores e alunos tnb entao como podemos ver e falta de atencaao nas provas pressa,nervosismo e demais coisa que so ve quem fez estas provas e quem as corrigio, tudo bem que ha erros inadimissiveis mais pudera pressa dos pais familia afaculdade que na maioria da vezes os paisfazen das tripas coracao pra pagar a faculdade que sabemos que nao e barata naoentao vamos perdoa_los.ha nao fui uma das perolas nao viu
Então estes sao os alunos que estao entrando nas faculdades pelo “PRÓ BURRO UNI”?Se algum destes aí estiver cursando medicina,me lembrem de nao ir em um médico destes…
Nunca passara pela mente de vocês que alunos de 17 anos podem fazer a gracinha de avacalhar uma redação?
Não acham que estão fazendo “tempestade em copo d’água” (desculpe o lugar-comum) Por causa de uma coisinha dessas? Lembrem-se que tais pérolas… Podem ser resultado de “avacalhamento”; parece piegas… E pode ser. É IMPOSSÍVEL QUE SE COMETA ESSE TIPO DE ERRO… É IMPOSSÍVEL! NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM SAI DO SEGUNDO GRAU ESCREVENDO DE UM MODO REFERENTE A ISSO! É necessário diferenciar um “fato” de uma “casualidade”.
Sobre o comentário da Daiane, ainda bem que ela ENGRESSOU na faculdade, pois se dependesse do ingresso dela, estava perdida, e hoje já deve estar formada, e ensinando aos jovens para eles também poderem ENGRESSAR na faculdade
Janaína, é melhor vc ingressar na faculdade, deixe os do ENEM que ENGRESSEM.
Estão vendo? Os professores do Ensino Médio deveriam ter orgulho daqueles alunos que não querem ler os clássicos… E vivem lendo Danielle Steel, Sidney Sheldon, Paulo Coelho e Agatha Christie.
Os textos da DS, SS, PC E AC podem ser repletos de lugares comuns… Entretanto eles não costumam escrever “ENGRESSAR” ou erros malucos que DIZEM ser feitos por alunos do ensino médio…
Esses caras são burros de mais, nem da para acreditar em tanta besteira
Putz quem foi os caras q fizeram akilo?!?!?!?!
(Aki eu to escrevendo errado pq eu to acustumada a escreve errado no pc entaum num liguem naum)
isso mostra ond o brasil vai parar…
Gente vamos deixar um poko a TV o computador e vamo le e estuda mais pq a coisa ta braba hein!!!!!
“Concordo em genero numero e igual.”
Olá!
bom, estou no terceiro ano do ensino médio!
e estou precisando encontrar algum texto com defeitos e logo pensei nas “pérolas do enem”.
Mas como faço para conseguir?
Se alguém puder me ajudar, ficaria muito grata!
Tenho que levar para a escola amanhã!
Muito obrigada!
Pessoal,
não tenho muito a criticar, pois isso nessas alturas do campeonato de nada adiantará, tenho apenas que resaltar que, o papel do governo é desestimular a cultura, o conhecimento, o acesso à leitura, pois esta é uma tática antiga, utilizada há séculos atrás, se vc quer um povo fácil para governar, tire o acesso dele às informações, pois povo analfabeto é mais fácil para roubar, ops, governar… hehe
Agora, vai de cada um, receber esse desistímulo ao estudo e se deixar levar por essa onda.
Não existe “um” culpado por essas aberrações, mas diversos pequenos fatores que contribuem para tal.
Sem mais,
Tony.
ERRAR É HUMANO, MAIS ESTUDAR E CONTINUAR FALANDO E ESCREVENDO ERRADO É BURRICE DEMAIS.
ERRAR É HUMANO, MAIS ESTUDAR E CONTINUAR FALANDO E ESCREVENDO ERRADO É BURRICE DEMAIS.
“Ninguém nasceu sábio, nos tornamos quando estamos em contato com o diferente”. A educação escolar é uma parte que cabe ao aluno de se dedicar. Mas vale reforcar que aluno e professor devem ter contato para um bom apreendizado. Sabemos que nossa democracia é muito fraca; mas fraca, porque poucos (nós) se interessa em busca beneficios para uma boa educação. Exegir nossos direitos por uma dignidade mais justa. LUTAR é a palavra. Esperar é passado, pois aqueles que acham que não vale a pena lutar, estar comcordando, com a má democracia. Esse eu chamo de ANALFABETO….Não chamo de burro, poi em portugues é uma animal inracional. E nós somos racionais. Amigos vamos lutar juntos, contra o Analfabetismo Brasileiro.
As “pérolas do ENEM” não deveriam ser motivo de piada. Elas deveriam servir para nos conscientizar da emergente necessidade de repensarmos a educação brasileira. Ao mesmo tempo, poderiam ser usadas como base para repensarmos a criação de nossos filhos. A culpa não é apenas de tais jovens. A culpa também deve ser atribuída a alguns professores, ao governo, à família e etc.
Olha, prfiro nem comentar sobre isso, por que quem é que nunca errou!!!
Atire a primeira pedra aquele que nunca cometeu erro.Essas pessoas que zombam desses alunos um dia terão filhos,cuidado ele pode estar no “Pérolas do ENEM “.
eu fico pensandoo que isso não pode ser de verdade não pode ter pessoas tão burras assim
Para as pessoas que chamaram os autores das pérolas de burros, acredito que este adjetivo seria mais apropriado a vocês, n é justo chamar assim pessoas que n tiveram as mesmas oportunidades que vocês.E gostaria de lembrar a essas pessoas que ler e escrever bem, depois de uma pequena base de alfabetização só depende da prática regular, ou seja, quanto mais vc ler melhor vc escreverá e melhor formulará suas idéias e concordancias.
khyuashakshuahskashakush!!!adolei mto egaxado!!!apoxto q c eu vizec exa plova euxi tilalia 10!!!!Pos minha capacidad d penssar é d um Qi d 13 e naum d 0!!!kushakuhskahsuhakus!!!!mas num intendi se se a gent só pleserva meio ambient o certo naum é ele todo!!!
CALEM A BOCA E VÃO TRABALHAR!!!!!!!!!! VOCÊS SÃO TÃO SEM O QUE FAZER, QUE FICAM AQUÍ FALANDO E RINDO DE QUEM NÃO TEM EDUCAÇÃO. FAÇA O FAVOR DE IR TRABALHAR SEUS VAGABUNDOS!!!!!!!!!!!! VÃO CUIDAR DA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS!!!!!!!! VCS NÃO TEM O QUE FAZER!!!!!!!!!!!!!!
Pelo amor de Deus é de dar vergonha!!!!!E isso é só uma pequena porcentagem da ignorância….O que vai ser da minha filha se a educação continuar assim?!!!Lembrando também as pessoas não tão ignorantes observem bem o resultado da última eleição…pois é assim o Brasil não vai mesmo pra frente…
Concordo que errar é humano, principalmente acho que a insegurança na hora da prova atrapalha bastante… Mas essas pérolas são o cúmulo da falta de interesse em acertar alguma coisa, acho que pessoas desse tipo não deveriam nem tentar.
### pérolas vocês são preciosos pra nossa desgraça , é por isso que esse país é tão desenvolvido###
Bom, depois de ler tudo isso, fico me perguntando: Culpar os outros resolveria a situação? Eu trabalho com crianças das séries iniciais e procuro valorizar a sua forma de falar, porém, sempre ensinando que a forma de falar não é a mesma para escrever.Este é um trabalho que requer muita ajuda, pois todos os professores precisam pensar da mesma forma. Só assim poderemos chegar perto de um resultado desejado. Todas as disciplinas fazem uso da lingua portuguesa. Corrijo em média 345 redações por semana e sou professora de uma escola estadual,não ganho fortuna, mas faço questão de fazer bem feito meu trabalho.
a burra parece ser você,nodertinos sabem escrever bem melhor do que pensa.
porque so sendo muito tapada pra pensar que os nordestinos são menos inteligentes que qualquer outra região do brasil.
Eu nao como professor ou professora de Português,porém, enquanto professora de Língua Portuguesa, posso apenas lamentar os equívocos cometidos pelos candidatos. Mas, convenhamos, se há professores que têm horror a livros, odeiam leitura, salvo as revistas de fofocas, o que dizer dos alunos…
Sabemos que ñ devermos coloca a cupa somente nós alunos,pois as escolas tem obrigação de ensentivar o ‘alunado’a ler mais,escrever etc.É não é bem isso que percebemos nas escolas,vamos professores da mais atenção a todos os alunos,para que quando os nossos canidatos for fazer um prova não passa por “burro”.É alunos vamos fazer nossa parte.
*prefiro não dizer nada*
kkkkkkkkkk>>>> mt engrassado zombar dos alunos q fazem o ENEM,e erram neh??? kkkkkkkkkk>>>> mais eu num achei graça nenhuma pq eu tbm fiz e sei como eh um “saco” ter q pensar em um texto perfeito, bonitinho, ajeitadinho e sem nenhum erro, em apenas uma hora… para que os professores leiam e achem algum erro nosso por nervosismo e vire piada num site da net…kkkkk
entaum vamus fazer um teste com esses professores de português, só colocando pergunta de inglês…. rsrsrs dai sim vai ser LEGAL…
São cada uma…. Gostei desta:
Qual é a função do esqueleto?
Resposta: Invadir o castelo de Greiscow.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk minha barriga até doeu….
Em vez de meter o pau em alunos que tem resultados insatisfatórios, devido o baixo nível de conhecimento, vocês professores deveriam se envergonhar e rever os seus conceitos. se está assim, é sinal que alguma coisa está errada… ou vocês não estão tendo COMPETÊNCIA o bastante para ENSINAR!
sei que não tenho direito de comentar mais…acho que vocês não deveriam zombar desses pobres coitados…principalmente os que ainda vão fazer o ENEM…pode ser que seja você a proxima pérola e que quem esteja rindo de você seja aquela perola di quem você tanto tinha rido…não tenho direito de comentar porque ainda estou na 7ª série…se tiver algum erro no meu comentário, por favor, me avise
Será que são os alunos os unicos culpados? Vamos parar e pensar, porque o ensino está tão mal assim? Será que a falta de interesse é somente por parte dos alunos? Deixemos de hipocrisia isso não se faz! Porque não fazer uma página colocando os também os erros dos professores. Afinal ninguém é perfeito! Ou é?
no minha famia foi pio!
o ex-namorada da minha vo,foro pro xurrasco!junto cum ela craro(eles dois juntos)!!
ai elis cumero d+!
quandu chego in caza eli viro e falo ansin:
no! tirei a miseria du bariga!!!!!!
aff…
e oh! psfessora kalina!
si oc e reaument psfessora como vc cometi un erro orivel deces?
erro:
“mas os alunos são acorbertado pelo sistema pra lá de liberal“!
pregunta:são acorbetado??zoia o plural!
oia ben quandu oc vai fala mau dus zotro!
bejo genti!
http://9b6b5ae832930363a5af68e42d32d82a-t.ulvjlj.info 9b6b5ae832930363a5af68e42d32d82a [url]http://9b6b5ae832930363a5af68e42d32d82a-b1.ulvjlj.info[/url%5D [url=http://9b6b5ae832930363a5af68e42d32d82a-b2.ulvjlj.info]9b6b5ae832930363a5af68e42d32d82a[/url%5D [u]http://9b6b5ae832930363a5af68e42d32d82a-b3.ulvjlj.info[/u%5D 1af02144cc882b6eeafb04f7c157d125
Caramba!
Deixa o povo falar errado… acredito que a maioria faz isso só pra chamar a atenção, não creio que nosso povo (ohh!!) seja tão idiota, analfabeto a esse ponto! Então, prefiro acreditar que estão de sacanagem mesmo!!
AXU KI ATE ÊU VÔ ENTRÁ NEÇA…hehehe!
Desculpe mas tenho que comentar.
o enem teria de se chamar,EMBA(exame medidor de burrice aguda). se encontrarem alguma perola minha por favor me envie, pois sao tantas perolas que daria para pagar a divida externa do brasil.