Curriculum Vitæ

MARCELO LEAL LIMAVERDE CABRAL
Brasileiro, 45 anos
Casado – 2 filhos
Residente em Tucson,AZ USA

ÁREAS DE INTERESSE

Consultoria em Tecnologia da Informação. Gestão de Projetos.
Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Especializados em ambientes Windows, Web, Embedded e Mobile.
Treinamento Avançado em Ambientes Operacionais e Ferramentas de Programação.

QUALIFICAÇÕES

Mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia da informação, com atuação nas áreas de gestão de projetos, análise e programação de sistemas em ambiente DOS, Windows, Web, Mobile e Sistemas Embarcados, suporte e administração de redes locais; tendo atuado, também, como instrutor em treinamentos especializados.

Conhecimentos avançados no desenvolvimento utilizando as tecnologias Microsoft .Net, COM+ e COM, com experiência no uso das linguagens C#, VB.Net e VB6. Experiência no desenvolvimento de aplicativos para a plataforma de streaming Roku utilizando a linguagem Brightscript. Experiência no desenvolvimento de aplicações nas tecnologias J2EE e J2ME como Analista de Negócios, dominando os fundamentos da linguagem Java, e os principais conceitos das arquiteturas trabalhadas. Experiência na implantação e operacionalização da metodologia ágil SCRUM.

Certificações:

  • Microsoft Professional Developer (Microsoft, 2012)
  • Certified Scrum Master (Scrum Alliance, 2012),
  • Microsoft Product Specialist (Microsoft, 2011)
  • Microsoft Certified Professional (Microsoft, 1999).

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FCAP-UPE), em 2004.

Curso de Engenharia Elétrica na Universidade de Pernambuco, incompleto.

Inglês fluente, trabalhando nos EUA desde 2011 e formado no Advanced Conversation Course da Sociedade Cultural Brasil e Estados Unidos (Recife,PE).

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

MODULAR MINING SYSTEMS INC. (Grupo KOMATSU)
Novembro de 2007 a Fevereiro de 2011 (Recife-PE)
Março de 2011 até hoje (Tucson, AZ)

Supervisor de Desenvolvimento de Software:
Supervisão do time de Engenharia de Software dos produtos ProVision e MineCare.

Arquiteto de Software e Líder Técnico:
Desenvolvimento do projeto ProVision NextGen, aplicação na plataforma .Net para a área de mineração, com foco nas áreas de Topografia e Geologia, integrado com sistema de logística e operação da mina. Aplicação inclui aplicação Windows para visualização de mapas e projetos design, aplicação central suportando os clientes e uma frota de aplicações embarcadas (Windows CE, Windows Embedded).

Experiência na aplicação da técnica de desenvolvimento ágil SCRUM.

PITANG CONSULTORIA E SISTEMAS S/A
Outubro de 2005 até Novembro de 2007.

Gerente de Projetos – Pré-Vendas:
Reponsável pela elaboração das propostas técnicas demandadas pela área de negócios, dimensionando as soluções no que diz respeito a equipe, prazo, recursos e arquitetura tecnológica a ser adotada pelo projeto.
Utilização da técnica de contagem por Pontos de Função nas estimativas de projeto, tanto na sua forma Detalhada quanto no modelo estimado (Nesma).
Elaboração de planejamento preliminar dos projetos propostos de acordo com as especificações enviadas e/ou levantadas junto ao cliente.

C.E.S.A.R – CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE

Outubro de 2003 até Setembro de 2005.

Consultor:
Membro da equipe de consultores que desenvolveu o projeto de análise e diagnóstico do ambiente de tecnologia da informação do Ministério da Ciência e Tecnologia. A consultoria envolveu a análise dos principais macroprocessos do MCT e a avaliação do suporte de sistemas de informação a estes macroprocessos bem como um diagnóstico da infra-estrutura de TI e do desenvolvimento interno de sistemas de informação.

Analista de Sistemas:
Análise e Desenvolvimento utilizando a metodologia PROSCES e a arquitetura J2EE dos módulos de Billing e Mediation para o Projeto Siemens SX, plataforma de envio e recebimento de mensagens de telefonia móvel, parceria da Siemens do Brasil e a Yavox.
Análise e Desenvolvimento utilizando a metodologia PROSCES e as ferramentas IBM (WebSphere e DB2) do projeto Piloto para certificação da Noordtek (empresa C.E.S.A.R) junto à IBM – AMS, visando contrato de parceria entre as duas fábricas de software.
Análise utilizando a metodologia PROSCES dos projetos Mesa Virtual e Clic Fone, softwares para emulação de dispositivos e operação de centrais telefônicas da Intelbrás.
Análise utilizando a metodologia TELECOM dos projetos Photo Puzzle, Slide Show e Traffic Guide, softwares para telefones celulares da linha iDEN da Motorola.

Arquiteto de Software:
Desenvolvimento do Projeto Siemens Athena na plataforma Microsoft .Net para a área CIO da Siemens do Brasil. O sistema consiste no módulo de gestão de competências do projeto Sophia que será uma grande solução em Gestão do Conhecimento da Siemens.

PROGRAPH INFORMÁTICA
Fevereiro de 1994 até Outubro de 2003

Diretor de Tecnologia:
Definição de padrões de metodologia e desenvolvimento do Framework PDP (Prograph Development Platform). Gestão de Projetos, Coordenação da equipe de desenvolvimento de sistemas. Suporte nas ferramentas de desenvolvimento Microsoft e pesquisa de novas tecnologias.

Alguns dos projetos desenvolvidos:

  • RH Pointer (VB6, COM+) – Sistema de Desenvolvimento de Recursos Humanos – abrangendo os Módulos de Qualidade, Controle Curricular e Treinamento – Cliente: TCA Tecnologia em Componentes Automotivos S/A
  • QRM (VB6, COM+) – Sistema de Qualidade no Recebimento de Materiais – implementa normas internacionais de controle de Qualidade na amostragem e inspeção e nível de fornecedores – Cliente: Grupo Bompreço
  • Fiscal Eletrônico (ASP, COM+) – Sistema de Controle de Tráfego de Ônibus – realiza a gestão municipal de toda a frota de ônibus através do mapeamento das viagens realizadas com informações coletadas via hardware específico – Cliente: FRT Eletrônica Ltda.
  • Agenda Financeira (ASP, COM+) – Agenda de Compromissos baseada no ambiente Web com recursos de gestão financeira -Cliente: iGFinance (portal do grupo iG)

PNUD – NAÇÕES UNIDAS
Agosto à Dezembro de 1999 (como Consultor Independente)

Consultor:
Membro da equipe de consultores que desenvolveu o Plano Diretor de Informática das Secretarias de Educação dos Estados de Rondônia e Amazonas. A consultoria envolveu a realização de Seminários e Workshops para validação da aderência dos processos de negócio contemplados pelo sistema SiiG (desenvolvido para os estados do Nordeste) bem como o levantamento das necessidades de infra-estrutura de TI nas secretarias.

PROCENGE – UNIDADE DE ENGENHARIA DE SISTEMAS

Abril de 1998 à Julho de 1999 (através de parceria com a Prograph Tecnologia)

Analista de Sistemas:
Líder de Equipe no Projeto de Desenvolvimento do Sistema Integrado de Informações Gerenciais (SiiG), para as Secretarias de Educação dos Estados da Região Nordeste (exceto Ceará), responsável pelos sistemas de Capacitação de Recursos Humanos e Concurso Público. Este projeto foi financiado e coordenado pelo Banco Mundial (BIRD) através do Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

ORIGIN B. V. (Grupo Philips)
Julho de 1994 à Março de 1995 (prestador de serviços)
Março de 1995 à Janeiro de 1997 (funcionário)

Analista de Sistemas:
Análise e Desenvolvimento do Sistema de Administração de Pessoal – Módulo de Controle de Convênios para a Área de Recursos Humanos da Brahma;
Líder do Projeto de Desenvolvimento do Framework Padrão em MS-Visual Basic for Windows (GAP for Windows) para a implementação de Sistemas Origin nesta plataforma;
Integrante da equipe para o desenvolvimento do Sistema de Controle de Repasses do BNDES (RPA) para o Banco Banorte;
Análise e Desenvolvimento do Sistema de Controle de Veículos Roubados (CVR) para a seguradora do Banco Banorte.
Integrante da equipe para o desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento da Produção para a CIPASA fábrica do Grupo Votorantim (Módulos de Clínquer, Cimento e Qualidade);
Manutenção e Implementações no Sistema Gerenciador de Dívidas Bancárias (GDB) do Grupo João Santos;
Análise e Desenvolvimento dos Sistemas de Arquivo Morto (SAM) e Controle de Frotas (SCF) para o Grupo M. Dias Branco de Fortaleza-CE.

Analista de Suporte:
Suporte às redes de microcomputadores Novell Netware da fábrica da Philips Telecomunicações e Philips Eletrônica do Nordeste;
Suporte às redes de microcomputadores Novell Netware do Escritório Central do Grupo Votorantim em Recife;
Suporte à equipe interna de desenvolvimento da ORIGIN nas áreas de utilização, configuração e desenvolvimento no ambiente Windows e ferramentas Microsoft.

CENTRO DE INFORMÁTICA NR 7 – MINISTÉRIO DO EXÉRCITO
Fevereiro de 1991 à Janeiro de 1994

Oficial Analista de Sistemas:
Responsável pela Manutenção dos sistemas de Serviço Militar e Material Permanente;
Desenvolvimento do Projeto para Ligação Remota via modem do Comando Militar do Nordeste com o Centro de Informática Nr 7;
Análise e Desenvolvimento do Sistema Regional de Material de Comunicações para o Comando da 7ª Região Militar;

MOSAICO ENGENHARIA DE SOFTWARE LTDA.
Agosto de 1990 à Janeiro de 1991

Programador:
Desenvolvimento do Sistema do Controle de Frota de Táxi para o Comitê Eleitoral do PFL;
Responsável pela Manutenção, Instalação e Suporte do Sistema de Automação de Hotéis SOTEL;

MC3 REPRESENTAÇÕES LTDA.
Janeiro de 1990 à Janeiro de 1991

Programador:
Desenvolvimento do Sistema de Controle de Clientes e Chamados Técnicos;

PROJETOS PESSOAIS

  • Roku Channels (apps) – Aplicativos e canais de conteúdo para o Roku, a plataforma de streaming mais vendida nos Estados Unidos
  • w.bloggar – (freeware) Software cliente para sistemas de gestão de conteúdo e weblogs que implementam API através de WebServices. Considerado pela revista InfoExame (Abril/2006) um dos 206 melhores programas do planeta.
  • RainDrops ActivePack – (freeware) Conjunto de controles ActiveX para desenvolvimento de aplicativos Windows.
  • Limaverde.Net – Portal em ASP.Net com a árvore genealógica da Família Limaverde.

CURSOS / SEMINÁRIOS

  • Windows Azure Solutions with Microsoft Visual Studio 2010 – Microsoft – 2014
  • Gestão de Projetos (PMBOK) – Qualiti – 2005
  • Curso de Inglês Nível Advanced – Cultura Inglesa – 2005
  • Curso Técnico de Análise de Pontos de Função – ti Métricas – 2005
  • Introdução ao CMM – CESAR – 2003
  • Semana Qualidade em Software (ISO, CMM e PSP) – CESAR – 1999
  • System Architect com Orientação a Objetos – CHOOSE – 1998
  • Análise Orientada a Objetos – CHOOSE – 1998
  • Seminário sobre “Aspectos Legais da Comercialização de Software” – SOFTEX – 1997
  • Análise Estruturada e Análise Essencial – Origin C&P / INFORNET – 1995
  • Open Access III Básico e Avançado – C INFOR NR 7 – 1991
  • Estágio de Adaptação de Oficiais de Informática do Exército Brasileiro – C INFOR NR 7 – 1991
  • Formação de Programadores – Mosaico Engenharia de Software Ltda. – 1988
  • Advanced Conversation Course I/II – Sociedade Cultural Brasil e Estados Unidos – 1986 – 1987
  • Curso Básico de Inglês – Sociedade Cultural Brasil e Estados Unidos – 1982 a 1985
  • Curso de Alemão 1º e 2º estágios – Centro Cultural Brasil – Alemanha – 1991

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.