Culpa e Medo

Depois de vários meses distante das minhas atividades voltadas para o espírito, fui convidado, mês passado, por um grupo espírita para dar uma palestra em uma de suas reuniões públicas. A data marcada foi ontem. Escolhi um tema sobre o qual havia escrito há uns dois anos, “Culpa e Medo, freios do nosso processo evolutivo”. Segue então um breve resumo da palestra:
Em nossas vidas, muitas vezes, acumulamos muitas culpas, desde aquelas que são resultado de uma educação castradora dos nossos pais, passando pelas desilusões amorosas, até os grandes erros e injustiças que cometemos na vida, e esse acúmulo de culpas (energia negativa) “trava” nossa capacidade criativa, e a nossa vontade de prosseguir. Chegamos então ao outro ponto do nosso tema, o medo, nos tropeços da jornada, desenvolvemos um medo irracional (muitas vezes ilusório) que nos impede de caminhar em frente. Não falo aqui do medo relacionado com a auto-preservação, mas do medo emocional, aquelas barreiras invisíveis que criamos, e nos impedem de tentar um novo amor, tentar um novo emprego. Precisamos do medo, ele nos protege da inconsequência, temos que aprender a conviver com ele, para ousarmos, para enfim crescermos. O aprendizado do perdão é a forma mais segura de “limparmos” nosso coração das sombras da culpa, temos que aprender a nos perdoar, e isso não significa racionalizar o erro, ou encontrar outros culpados, mas reconhecer que erramos, trabalhar para corrigir o erro (se possível), e então seguir em frente, esse é o processo, essa é a vida. Peace is the key.

0 thoughts on “Culpa e Medo

  1. Marcelo, eu leio bastante sobre a doutrina espírita. Sou católica de formação, mas a religião que mais me conforta, que me faz refletir, ler, etc é a espírita. Estou muito “verde” na religião, mas pretendo me aprimorar, ler mais, etc. Legal encontrar alguém espírita para poder trocar ideias. Um abraço,
    Roberta

  2. nao conheço a doutrina de voceis mas quero me aprofundar no assunto pois tenho um grande problema, minha mae disem q ela tem mediunidade
    pois ela esta sentindo pessoas atraz dela ,ensiste que eles estao no forro da casa mas nos nao acreditava e achava q ela tava louca .pois dei o nome dela {CREIDE GOMES DOS SANTOS }E fui enformada que ela tem muitos espiritos maus e bons rondando ela . POR FAVOR ME AJUDE NAO SEI O QUE FAZER POIS ELA NAO ACREDITA E NEM QUER IR COMIGO AO UM CENTRO EPIRITA. AGUARDO RESPOSTA URGENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.