Dicionário do Vovô

Quem gostou do dicionário cearês-pernambuquês que postei na sexta, iria adorar aquele que foi o trabalho da vida do meu avô paterno Tomé Cabral Santos, o vovô Tomé, ele era escritor e pesquisador, e compilou o (pouco conhecido) “Dicionário de Termos e Expressões Populares”, que inclusive está na bibliografia do recém lançado Dicionário Houaiss e do famoso (mas pequeno) Dicionário de Palavrões.
Esse trabalho foi de uma vida inteira, elogiado por Rachel de Queiroz, o Dicionário tem mais de 180.000 verbetes pesquisados em milhares de livretos de cordel, e em suas andanças pelo Brasil. Infelizmente ele morreu sem ver seu trabalho realmente reconhecido pelo seu valor. Esse livro, inclusive, foi pirateado por uma editora mineira que o vendeu na Livraria Saraiva, sem a autorização da família. Algum advogado poderia nos ajudar ??
Eu tentei homenageá-lo colocando na internet outro de seus trabalhos de pesquisador, a árvore genealógica da família Lima Verde, que é a família da minha avó. Isso foi em 1996 quando a internet apenas começava por aqui, hoje esse projeto conta com familiares colaboradores em todo o mundo. Acho que foi a primeira árvore genealógica de uma família brasileira na internet. E quanto à origem do nome da família nada mais peculiar, leiam em http://www.limaverde.net/

0 thoughts on “Dicionário do Vovô

  1. olá marcelo , acho que nos conhecemos na nossa infância, eu sou rodrigo cabral , filho de simone cabral, neto de inêz floscoeli cabral de araújo irmã de tio tomé, seu avõ; estava pesquisando na net informações sobre o dicionário de termos e expressões populares do tio tomé e tive a grata surpresa em ver seu estudo na árvore genealógica da família apesar da sua materna ser limaverde e a minha cabral.
    Quando tiveres mais informações por favor me escreva , há tempos estava ansioso por estas informações.

    Um abraço,

    rodrigo cabral

  2. olá Marcelo,estavamos fazendo pesquisa e assesamos o dicionário cearês gostamos muito e rimos muito.Somos cearences mas não falamos daquele jeito.

    um grande abraço e parabéns pelo seu traba-lho ok! thaul!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Olá, Marcelo
    Meu avó materno chama-se Francisco Cabral Santos.
    Minha mãe não conheceu seus tios, mas pélas informações do meu avô, ele tinha um irmão chamado Tomé Cabral Santos e uma irmã chamada inêz floscoeli cabral de araújo cujo minha mãe se refere com Tia floscoeli.
    Meu avô é cearense e migrou pro estremo norte de minas, onde vivemos até hoje.
    Pergunte aos seus entes se seu avô tinha um irmão que se chama Francisco.

    No aguardo da respota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.