Cinema de Ficção Científica e Ecologia

A minha relação com o cinema sempre foi muito forte, pois meu Pai sempre gostou de fotografia e Super 8mm e desde pequeno ele nos filmava, nas viagens, nas festas e isso era um grande sucesso, pois na década de 70 ninguém sonhava com o advento do video-cassete nem das cameras portáteis e meu pai estava lá nas festas do colégio filmando tudo. Eu me sentia um verdadeiro astro do cinema!

Nos aniversários lá em casa sempre tinha a sessão de cinema com a projeção dos nossos filmecos, desenhos animados e filmes que eram vendidos em versões super-cortadas de 17 minutos! Eu gostava inclusive de ajudá-lo a colocar a película no projetor e comandar a sessão. Bons tempos…

Estava esta semana lembrando desses filmes em Super 8mm quando lembrei de um filme de ficção científica que eu adorava assistir mas que não lembrava o nome, nem o diretor ou algum ator, sabia apenas que era sobre uma nave que tinha alguns domos com plantas da Terra e que a tripulação era morta por um dos integrantes da nave. Fiquei então com muita vontade de assistir aquele filme, pois além de ser muito pequeno na época, a versão em Super 8mm era de apenas 17 minutos.

Só que ficava a questão, como descobrir o nome do filme se eu não tinha quase nenhuma informação sobre ele. Será que o Google acharia? Pois não é que achou! Depois de duas ou três tentativas eu decobri qual é o filme, trata-se de Silent Running lançado em 1971 e é a película de estréia do Douglas Trumbull que foi um dos reponsáveis pelos efeitos especiais de grandes clássicos da FC no cinema, entre os quais tenho que destacar 2001: Uma Odisséia no Espaço, Contatos Imediatos do Terceiro Grau e Blade Runner.

O filme fala de um projeto onde uma nave foi lançada da Terra para o espaço visando preservar os últimos espécimes de plantas da Terra, quando vem a ordem para eles abortarem a missão, abandonarem os domos-estufa no espaço e retornarem à Terra. Um dos tripulantes, que é Engenheiro Botânico porém se recusa a abortar a missão. Um enredo com mensagem ecológica em 1971.

A maior (e melhor) coincidência porém é que este filme acaba de ser lançado em VHS e DVD (no Brasil só em DVD), incrível!

0 thoughts on “Cinema de Ficção Científica e Ecologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.