Mediunidade e Mistificação

Hoje de manhã uma notícia foi destaque no Bom Dia Brasil: “Deputado teria incorporado espírito enquanto presidia sessão da Câmara” (grifo meu), pois bem, eu não gosto quando jornalistas usam o condicional para dar uma notícia, normalmente usam deste artifício quando não confirmaram a informação mas não querem perder o “furo”, neste caso, contudo, eu tenho que concordar com a Isabel Braga de O Globo.

Sem entrar no mérito da errônea expressão “incorporar” para denominar o fenômeno da “psicofonia”, não há como não ficar incomodado com a situação criada pelo nobre Deputado. A sessão solene era para homenagear Allan Kardec o ilustre organizador da Doutrina Espírita. É bom lembrar era o próprio Kardec quem nos alertava para os cuidados necessários quanto ao uso das faculdades mediúnicas, e principalmente guardar grande reserva em relação à identificação dos espíritos comunicantes.

Eu não conheço o conteúdo da mensagem proferida, mas ouvi a voz alterada do deputado baiano e de fato era muito parecida com a voz de Chico Xavier, o que confesso me cheirou a mistificação, não há como saber se houve o fenômeno realmente ou foi puro animismo, mas era certamente desnecessária. Pessoalmente não gosto de demonstrações públicas, mediunidade não é show, e a mistificação do processo medianímico só atrapalha no processo de investigação séria sobre o fenômeno, cria resistências e pré-conceitos.

16 thoughts on “Mediunidade e Mistificação

  1. O Espiritismo e suas manifestações já são cercados de preconceitos… acho que seus praticantes e/ou simpatizantes devem manter um low-profile, sim. Faltou bom-senso ao Deputado Bassuma.

  2. “mediunidade não é show, e a mistificação do processo medianímico só atrapalha no processo de investigação séria sobre o fenômeno”

    peraí… fenômeno… investigacao séria?…. vc tá precisando estudar um pouco, valeu meu irmão!

    A Bíblia condena a reencarnação , a incorporação de espíritos e a comunicação com os mortos , a chamada necromancia , portanto condena o espiritismo em geral e o kardecismo em particular. Fica bastante evidente e claro que como não há possibilidade de se aceitar a doutrina espírita , considera-se os fenômenos relacionados à mediunidade , como a necromancia e a reencarnação, impossibilidades espirituais estabelecidas por Deus .

    Não há rigorosamente nada na doutrina de Kardec que a torne compatível com o cristianismo e construindo um outro evangelho , segundo os princípios espíritas , no qual , Cristo não é Deus , no qual , não há céu , nem inferno , nem sacramentos , nem , tampouco , a redenção!

    Citações Bíblicas condenando a comunicação com os mortos e a reencarnação :

    “Se uma pessoa recorrer aos espíritos, adivinhos, para andar atrás deles, voltarei minha face contra essa pessoa e a exterminarei do meio do meu povo”.

    “Qualquer mulher ou homem que evocar espíritos, será punido de morte” (Lev 20, 6 – 27).

    “Não se ache entre vós quem purifique seu filho ou sua filha pelo fogo, nem quem consulte adivinhos ou observe sonhos ou agouros, nem quem use malefícios, nem quem seja encantador, nem quem consulte nigromantes, ou adivinhos, ou indague dos mortos a verdade. Porque o Senhor abomina todas estas coisas, e por tais maldades exterminará estes povos à tua entrada” (Dt 18, 9-14)

    Sobre a reencarnação lemos : “Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o Juízo” (Heb 9,27).

    Somos salvos pelo Sangue do Senhor, pela graça justificadora , e não por sucessivas reencarnações purificadoras.

    Os cristãos, não necessitam interrogar ninguém sobre a verdade , porque a verdade já foi revelada . Não há necessidade de se buscar a verdade, ela já a foi encontrada – em Cristo Jesus e na Sua Igreja , sob a guia do Espírito Santo – o Espírito de Verdade.

    Assim, o deputado fez um papel de ridículo…

    E vc, desafio e estudar um pouco sobre o espiritismo à luz da Bíblia, valeu?

  3. “E vc, desafio e estudar um pouco sobre o espiritismo à luz da Bíblia, valeu?”

    Pq não estudar tb o Bardo-Thool à luz do Corpus Hermeticum? E o Alcorão à luz do Livro dos Mórmons? E as figurinhas do Ping-Pong à luz dos bonequinhos promocionais do McDonalds? E o que tem o Khoo a ver com as calças, hermano?

  4. a palavra de Deus está presente em várias revelações ,não é exclusividade da civilização
    cristã-judaica.a verdade está presente nos
    escritos de vários povos .inclusive a biblia
    se baseia em histórias de povos mais antigos,
    como exemplo procurem as lendas do diluvio nos livros hindus.
    quanto a reencarnação até os judeus que seguem a
    cabala acreditam nela.
    e sitações biblicas que falam sobre comunicação
    com os espiritos, e sobre reencarnação são tantas que se alguém procurar direito vai achar
    o problema é que os lideres espirituais
    pucham cada um a brasa pra sua sardinha
    fecham os olhos dos seguidores e proibem
    os fieis de olhar pro lado

  5. a palavra de Deus está presente em várias revelações ,não é exclusividade da civilização
    cristã-judaica.a verdade está presente nos
    escritos de vários povos .inclusive a biblia
    se baseia em histórias de povos mais antigos,
    como exemplo procurem as lendas do diluvio nos livros hindus.
    quanto a reencarnação até os judeus que seguem a
    cabala acreditam nela.
    e sitações biblicas que falam sobre comunicação
    com os espiritos, e sobre reencarnação são tantas que se alguém procurar direito vai achar
    o problema é que os lideres espirituais
    pucham cada um a brasa pra sua sardinha
    fecham os olhos dos seguidores e proibem
    os fieis de olhar pro lado

  6. Eu sou ESPIRITA.Jesus afirmou:-“CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ”. a letra mata e o espírito vivifica.Quem não está em condições de conhecer a VERDADE não adianta ,pois o espírito não se encontra,ainda, maduro para conhecer a VERDADE.O conhecimento está inerente ao espirito encarnado por isso ELE afirmou :-” Cada um segundo suas obras.Enéas Barata.

  7. Amigo
    Seu comentário, para mim, foi revestido de certo preconceito. Se fosse Chico, Divaldo ou José Medrado, será que você teceria o mesmo comentário. Bassuma é uma pessoa séria, possui obras assistenciais e nunca as revelou a ninguém como sendo suas. Agora, querer restringir as comunicações espíritas apenas aos núcleos e centros espíritas não me parece uma atitude de quem ter fé naquilo que professa.

    Na Paz

  8. Nao sou espírita, e sim ex-evangélica.
    Comunicar com os mortos pode até sêr proibído, seja lá qual fôr o livro sagrado,mais vc. nao pode proíbir os mortos de comunicarem com vc.

    O próprio Jesus comunicou-se com um morto, o Moisés. em Mateus cap. 17
    E entao?

    Existem pessoas que adorariam rasgar as páginas que provam a comunicacao com falecidos, como em 1°Samuel Cap.28 v.11 até 15.

    E no vesículo 15 está clarissimo que aquele era Samuel.
    A bíblia nao diz em momento algum nêste capítulo que era outra pessoa, diabo,ou dêmo, más sim “Samuel”.
    Samuel foi evocado e subiu para falar com Saul, e Pronto, nao há discursao!

    Quem passar por cima dísto, está enganando a sí próprio.
    E exatamente por causa dêstes capítulos que abandonei a relegiao, por que cada relegiao pega o vesículo que lhes convêm, e segue a vida na ignorância.
    E o piór de tudo tentam achar-nos como otários,lêem os vesículos e nos explicam na maior cara de páu,outras coisas que nao estao escritas.

    Moisés morreu, Deuteronômio 34 v. 5 , No novo testamento Jesus fala com ele.
    Se o próprio Jesus o fêz porque nao nós nao podemos?

    Silvana

  9. Reecarnacao? e daí?
    Se alguém resolver reencarnar, onde tá o problema?
    Reencárna quem quer, e densencarna quem quer.
    Tá afim de desencarnar? dá um tíro no houvido.
    Quer encarnar denovo dá outra lá no inferno, assim regressas prá cá , prá continuar me azucrinar.
    Vc. quer saber? Deus nao é o criádo e sim o criador.
    Ele fáz aquilo do jeito que ele quer.
    Vcs é quem vao dizer o que é, e o que nao é!
    Tô sem grana, nao tenho dinheiro prá dízimos e nem ofertas,e nem caridade.

    Silvana

  10. Moisés proíbiu a comunicacao com os mortos, más ele próprio depois de morto se comunica com Jesus que estava vívo.
    Pare de arrastar a latinha, e vamos caír na real, que comunicar com mortos é normal e natural.
    Devemos ter mêdo dos vivos que nos atormentam 8 horas por dia no trabalho.
    Silvana

  11. Sou simpatizante do espiritismo e não vejo o porque não acreditar na encarnação se esses messenarios de relião lerem e biblia e nagem celebral em seus simpatizantes, não falariam tantas besteiras e mentiras

  12. Sou simpatizante do espiritismo e não vejo o porque não acreditar na encarnação se esses messenarios de religião lerem e biblia com mais atenção e deixarem de dar lavagem celebral em seus simpatizantes, não falariam tantas besteiras e mentiras

  13. Deus omnipotente é o Espirito maior, é o criador, fomos criados á sua imagem e semelhança, nosso corpo é o lar habitado por nosso espirito, e, se o lar desmorona o espirito continuará vivo e voltará de alguma forma e em alguma altura a novo lar.
    A comunicação com espiritos é tão banal, no entanto os que não estão preparados temem a realidade da comunicação e tentam denegrir uma certeza absoluta.
    Leiam, se lhes for possivel, a obra ” A GRANDE SINTESE” Sintese e Solução dos Problemas da Ciência e do Espirito, ediação da LAKE-Rua Riachuelo,108-SÃO PAULO,obra de Pietro Ubaldi, e, saberão de forma cientifica o que é o mundo, o homem e o espirito. ( Porque motivo esta obra foi proibida pela Igreja? !…) Isto se o livro sagrado BIBLIA não vos for acessivel, Ela prova a existência do Espirito e a possibilidade de contacto.
    Para todos A PAZ DO SENHOR.
    Peixoto Correia

  14. quando esternei meu comentário tempos atrás

    tentei lançar uma semente que graças ao pai brotou.
    hoje lanço outra, a comunicação espiritual
    é sim uma coisa natural,porém deve ser praticada
    com responsabilidade. pois como a àrvore também
    pode ser usada para vários fins

    luz e amor

    André

  15. Sou Espírita sim…..a reencarnação é a mais bela manifestação do amor do Criador para com a Criatura. Qual pai não dá nova oportunidade ao filho quando este comete erro nas suas tarefas?
    O aluno que não é aprovado no Colégio tem a oportunidade de repetir de ano não é? O espírito foi criado SIMPLES e IGNORANTE, destinado a progredir para alcançar sua felicidade. Sem a reencarnação como explicar tal processo? Recomendo banirem da mente os conceitos religiosos materialistas que sempre dominaram e ainda dominam a humanidade. Por isso o mundo está assim, o MAL prevalecendo sobre o BEM.
    Muita paz e amor. Estude o Espiritismo e verá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.