Um Jedi na minha sala!

No fim de semana passado Érika trouxe a camera de vídeo da AACD para que eu digitalizasse umas seqüências para um evento daquela ONG onde ela trabalha.

Aproveitando o “brinquedo” em casa, resolvi fazer umas filmagens com os meninos para ter um registro em vídeo dessa fase da vida deles. Minha infância foi toda registrada em Super 8 e VHS pelo meu pai que era um aficcionado no assunto.

Para estimular Matheus eu sugeri que a gente fizesse um filme baseado em Guerra nas Estrelas e prometi que depois faria os efeitos especiais no computador, ele ficou maluco com a idéia e correu pra se vestir de Jedi, ele mesmo selecionou a roupa, eu dei apenas umas dicas, mas até o meião do futsal ele lembrou de colocar pra fazer a “bota” de Luke Skywalker.

Fizemos as imagens, várias tomadas, e uma em especial foi feita com uma espada de plástico simulando um sabre de luz, afinal eu prometi que ia fazer os efeitos especiais. Pense numa bronca! Eu tinha visto uns tutoriais na Internet e sabia que era possível mas não imaginava o trabalhão. Como eu não tenho o software que a ILM de George Lucas tem, que usa inteligência artificial para reconhecer os padrões nas imagens e facilitar o trabalho, usei a técnica original (usada no filme de 1977) que desenha quadro a quadro os efeitos do sabre.

Depois de alterar 150 fotogramas (ufa!) parti para colocar os efeitos de som, achei um software freeware bem legal, o Audacity, que junto com o VirtualDub finalizaram o trabalho.

Vejam as diversas fases do processo:

   Seqüência original sem efeitos [Clique 888 Kb]
   Seqüência com efeito do sabre [Clique 792 Kb]
   Seqüência com sabre e efeitos sonoros [Clique 920 Kb]
   Seqüência final com efeitos e música [Clique 922 Kb]

Não preciso dizer que Matheus adorou, já escreveu o texto para o letreiro inicial do filme, intitulado “Qurianças nas Istrelas”, agora ele quer que eu coloque em uma VHS para levar para a escola e mostrar para os incrédulos amiguinhos que o estão chamando de mentiroso.

Ahh sim, e o Leonardo de 2 aninhos ficou com ciúme e não parou de pedir “Papai, agola u Leuuuu“, como eu tinha uma cena com ele de espada também, vou fazer, assim que tiver um tempinho de novo, a versão Padawan do meu gordinho.

PS. Importante, para assistir os videos acima é necessário ter instalado um codec que decodifique XVID se você não consegue ver baixe o ffdshow que é o mais completo e bem leve.

12 thoughts on “Um Jedi na minha sala!

  1. Ficou 10, Marcelo. Muito bom!

    Agora, aproveitando a oportunidade, eu queria saber qual foi o software que você usou para editar o vídeo. Na verdade eu estou precisando de um programa que me permita alterar a resolução. Quero reduzir alguns vídeos que tenho lá em casa, tanto em tamanho da tela, quanto na compressão, para poder publicá-los no meu álbum ou enviá-los por e-mail.

    Valeu!

    Abração
    Marcus

  2. Marcus, eu usei o VCD Cutter para dividir o avi original em uma sequencia de Bitmaps, depois de editar quadro a quadro eu juntei tudo com o VirtualDub.
    No seu caso que não precisa de edição, só recomprimir alterando o tamanho, basta usar o codec ffdshow (link no post), existem tbem varios filtros pro VirtualDub (tudo freeware), procure “Virtualdub filters” no google.
    []´s
    Marcelo

  3. Marcelo, ficou d+.
    Já fiz algo parecido com um Amiga nos idos de 1900 mais ou menos.Era um computadorzinho espetacular, pois na pré-historia dava prá fazer coisas que até hoje a gente duvida e sofre prá fazer igual.

  4. Caro Marcelo:

    Percebi que Star Wars está no seu sangue, assim como no de muitas pessoas, (estou incluído nisso).
    Achei muito legal a edição do filme. Gostaria de aprender a fazer algo parecido.
    Você poderia me dar umas dicas ?

    Grande abraço

  5. aew cara, ou fico mto doido,
    eu e um amigo fizemos um filme tb, da trabalho d+ p/ editar os quadros… eu editei no afeter effects.. mas num fico mto bom.
    heheh tava na net procurano cm fazer o efeito do som do sabre, mas num achei nd…
    cm q vc fez? teria cm me explicar.. eu baxei o programa mas num sei kis efeitos usar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.